Compreensões de alunas do ensino fundamental sobre o ensino do futebol na escola e na escolinha

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-12
Orientador
Neuenfeldt, Derli Juliano
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa qualitativa analisou a compreensão de alunas do Ensino Fundamental sobre o ensino do futebol na escola e na escolinha. Coletaram-se informações através de uma entrevista realizada com oito estudantes do 6.o ao 9.o ano e com as duas professoras de Educação Física. Constatou-se que na escola o futebol é ensinado sem ênfase na especialização do esporte, ao contrário da escolinha. Na escola ensina-se de forma diversificada, através de brincadeiras; na escolinha, enfatizam-se os aspectos físicos e táticos. A participação das alunas em campeonatos é mais frequente ao representarem a escola. Conclui-se que as alunas compreendem que na escolinha há maior aprofundamento no ensino do futebol, sendo a escolha da prática desse esporte influenciada pela escola e pela família.

This qualitative research evaluated primary school student’s understanding about soccer teaching in school and in soccer school. Data was collected through interviews of eight female students from 6th to 9th grade, as well as two physical education teachers. It was found that in the school soccer is taught in a diversified way, with play; in the soccer school, physical and tactical aspects are emphasized. Also, female student’s participation in championships is more frequent when representing the school. It is concluded that female students understand that, in the soccer school, the sport is taught more in-depth, and the choice to train soccer seems to be influenced by both the school and the family.
Descrição
Palavras-chave
Educação Física Escolar; Futebol; Escolinha; Mulher; School Physical Education; Soccer; Soccer school; Woman
Citação
LANSING, Franciele. Compreensões de alunas do ensino fundamental sobre o ensino do futebol na escola e na escolinha. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Educação Física - Licenciatura, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3170.