Indústria cultural e arte: uma análise do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, da banda The Beatles, como produto cultural

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-12
Orientador
Meurer, Flávio Roberto
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O cenário de mudanças científicas, tecnológicas, culturais e musicais dos anos 1960 contribui para o desenvolvimento da indústria fonográfica, disponibilizando às massas uma diversidade de bens de consumo. Neste sentido, estuda-se um produto cultural enquanto mediador da sociedade, retratando as suas necessidades subjetivas obtidas conforme o contexto histórico de determinado período, a fim de compreender sua atuação social. A proposta deste trabalho é discutir, sob a perspectiva frankfurtiana a tensão entre arte e produto, colocando em perspectiva o aspecto inovador na produção musical dos Beatles, encontrado no álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Entende-se que este álbum cumpre a sua função como produto cultural, uma vez que media as relações sociais a partir de uma demanda da sociedade, ao mesmo tempo que ele garante a sua longevidade enquanto categoria de arte moderna com recursos tecnológicos.
Descrição
Palavras-chave
Indústria Cultural; Arte; Produto; The Beatles; Sgt. Pepper
Citação
PFEIL, Aline Ferreira. Indústria cultural e arte: uma análise do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, da banda The Beatles, como produto cultural. 2019. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3172.
Coleções