Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-12
Orientador
Kraemer, Fábio Luis
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Web rádio, Spotify, Dezzer, SoundCloud, Youtube, Tidal e Apple Music são alguns dos exemplos de plataformas de streaming que oferecem músicas. São plataformas on demand, que surgiram para suprir a necessidade ou o desejo dos consumidores e, também, para criar novas alternativas de comunicação entre as marcas e o mercado. Considerando essa nova maneira de consumir música, esta pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: de que forma o McDonald’s fez a inserção da sua marca dentro de uma playlist própria na plataforma de streaming Spotify? O objetivo geral foi analisar o aproveitamento publicitário da playlist FriesList. Especificamente, resgatamos, bibliograficamente, o processo de migração do modo de ouvir música do meio analógico para o digital e mapeamos as marcas/produtos presentes na playlist, além de verificar o formato publicitário em que elas são exibidas. A metodologia adotada foi a qualitativa, e os meios, sobretudo, bibliográficos. Por meio do estudo de caso, foram realizadas análises documentais em uma plataforma on-line específica de comunicação em que a marca se insere para se comunicar com seu público. Quanto aos fins, a pesquisa apresentou-se de cunho descritivo e exploratório. A partir da análise da playlist “Batatatops do Momento”, percebemos que a marca subutiliza os espaços publicitários disponíveis na plataforma.
Descrição
Palavras-chave
Marca; Branding; Estratégia; Spotify; McDonald’s
Citação
REITTER, Gláucia Andressa. Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify. 2019. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3180.