“Ouça o coração mais que a um preconceito”: interfaces do debate sobre a diversidade sexual no Brasil e o álbum “Pra Sempre”, de Lulu Santos

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2020-12
Orientador
Behs, Micael Vier
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O lançamento de um álbum musical, além de ser fruto da indústria cultural, é uma polaroid do seu momento. O cantor, compositor e guitarrista Lulu Santos, ao lançar o álbum “Pra Sempre”, no ano de 2019, estabeleceu conexões, intrínsecas, com a temática da homoafetividade e da sexualidade. Portanto, o presente trabalho tem por propósito focalizar discussões sociais, com estudos voltados para a área do jornalismo, da cultura e da diversidade, a fim de explicar de que modo determinados produtos jornalísticos abordaram a temática sexual frente ao lançamento do álbum “Pra Sempre” e ter a compreensão do aspecto de como vem se desenvolvendo a relação entre produto cultural e os movimentos sociais LGBTQ+ na mídia. Ademais, pretendemos identificar de que forma o autor da obra é projetado na mídia como uma figura representativa em torno dos movimentos LGBTQ+, a partir de três episódios que sucederam a estreia do disco. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, viabilizada através de uma pesquisa bibliográfica e documental. O trabalho analisou produtos jornalísticos veiculados no período de julho de 2018 a julho de 2020.
Descrição
Palavras-chave
Jornalismo; Diversidade; Produto; Lulu Santos; Cultural
Citação
POSSENATTO, Paola. “Ouça o coração mais que a um preconceito”: interfaces do debate sobre a diversidade sexual no Brasil e o álbum “Pra Sempre”, de Lulu Santos. 2020. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3182.
Coleções