Influência da fisioterapia na independência em atividades de vida diária e no equilíbrio de pacientes com condições crônicas atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Univates

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2020-07
Orientador
Grave, Magali Teresinha Quevedo
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um problema de saúde global e uma ameaça à saúde e ao desenvolvimento humano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em cerca de 36 milhões as mortes anuais por esse grupo de doenças. No Brasil o quadro das DCNT é de grande magnitude, correspondendo a 72% da mortalidade total no país em 2017, apesar de ter-se verificado, nas últimas décadas, uma redução de cerca de 20% nas taxas de mortalidade por DCNT, particularmente pelas doenças cardiocirculatórias, vasculares e respiratórias crônicas. A fisioterapia tem um papel importante no tratamento de pessoas com DCNT, cujas funções motoras são afetadas. Objetivo: Verificar a influência do tratamento fisioterapêutico em pacientes com sequelas neuromotoras decorrentes de DCNT atendidos na Clínica-Escola de Fisioterapia (CEF) da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado/RS. Metodologia: Estudo retrospectivo, descritivo e transversal, de análise quantitativa, de prontuários de usuários da CEF, com idade igual ou superior a 18 anos, diagnóstico de alguma DCNT, que receberam atendimento de fisioterapia, no mínimo, uma vez por semana, cujo prontuário apresentasse ao menos uma avaliação e uma reavaliação através do Índice de Barthel (IB) e da Escala de Equilíbrio de Berg (EEB). Resultados: Foram analisados 194 prontuários, do quais 14 continham as informações necessárias, considerando os objetivos do estudo. A idade dos pacientes variou de 27 a 88 anos (média: 56,84; DP:20,88); nove (64%) do sexo masculino, sete (50%) com diagnóstico de acidente vascular cerebral, quatro (15%) com doença de Parkinson, dois (29%) com traumatismo crânio encefálico e um (7%) com encefalopatia crônica não progressiva da infância. Com relação ao índice de Barthel, quatro pacientes mantiveram a pontuação máxima de 100 pontos nas reavaliações (R1 e R2), um paciente manteve a pontuação de 95 pontos em R1 e nove apresentaram aumento na pontuação, quando comparados os resultados da avaliação. Os resultados da EEB se mantiveram para dois pacientes; os demais apresentaram ganhos numéricos quando comparados os valores da avaliação aos da R1 e R2. Conclusão: através dos protocolos do IB e EEB, foi possível constatar que a fisioterapia é efetiva no tratamento de pessoas com sequelas neurológicas decorrentes de DCNT.
Descrição
Palavras-chave
Condições crônicas; Fisioterapia; Equilíbrio; Independência funcional
Citação
LOPES, Laura Da Silva. Influência da fisioterapia na independência em atividades de vida diária e no equilíbrio de pacientes com condições crônicas atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Univates. 2020. Artigo (Graduação) – Curso de Fisioterapia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jul. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3183.
Coleções