Avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças em estimulação precoce e conhecimento dos pais sobre o desenvolvimento infantil

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Data
2021-06
Orientador
Grave, Magali Teresinha Quevedo
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Resumo
O desenvolvimento infantil é um processo contínuo, multifatorial, dependente da maturação do Sistema Nervoso Central (SNC), contextos afetivos, biopsicossociais e estímulos recebidos no ambiente doméstico. A estimulação precoce (EP) atua na prevenção de agravos do desenvolvimento psicomotor (DPM) de crianças de risco, nos primeiros anos de vida. Objetivo: Verificar o DPM de crianças, entre dois e 48 meses, atendidas na Clínica-Escola de Fisioterapia (CEF) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, e o conhecimento de seus pais sobre o desenvolvimento infantil. Métodos: Estudo exploratório, descritivo e transversal, de abordagem quantitativa, realizado com 17 crianças através do teste Denver II, e seus respectivos pais (n=34), por meio do Inventário KIDI. Resultados: Todas as crianças apresentam atraso em alguma área do DPM: 14 (82,35%) apresentam atraso na área pessoal social e no desenvolvimento de habilidades motoras grossas e, destas últimas, 05 (29,41%) têm atraso significativo ao esperado para a idade. Nas áreas da linguagem e motora fina adaptativa, 15 (88,23%) crianças apresentam atraso. As maiores defasagens estão na linguagem e motor grosso. No Inventário KIDI, 70,55% dos pais sentem-se sobrecarregados, 100% acreditam que podem deixar de vacinar seus filhos até um ano e 88,75% acredita que o colo estraga a criança. Conclusão: Avaliar precocemente o desenvolvimento de crianças que apresentam risco e/ou atraso no DPM, bem como, investigar o conhecimento de seus pais sobre este processo, auxilia na identificação das áreas mais defasadas, favorece intervenções mais precisas e amplia o conhecimento dos pais sobre temas importantes no desenvolvimento das crianças.

Introduction: Child development is a continuous, multifactorial process, dependent on the maturation of the Central Nervous System (CNS), affective contexts, biopsychosocial and stimuli received in the home environment. Early stimulation (PE) acts to prevent psychomotor development disorders (MPD) in children at risk in the first years of life. Objective: To verify the MPD of children, aged between two and 48 months, attended at the Physiotherapy School Clinic (CEF) of the University of Vale do Taquari - Univates, and their parents' knowledge about child development. Methods: Exploratory, descriptive and cross-sectional study, with a quantitative approach, carried out with 17 children through the Denver II test, and their respective parents (n=34), through the KIDI Inventory. Results: All children have delays in some area of the DPM: 14 (82.35%) have delays in the personal social area and in the development of gross motor skills and, of the latter, 05 (29.41%) have a significant delay than expected for the age. In the areas of language and adaptive fine motor, 15 (88.23%) children present delay. The biggest lags are in language and gross motor. In the KIDI Inventory, 70.55% of parents feel overwhelmed, 100% believe they can stop vaccinating their children for up to one year and 88.75% believe that the cervix damages the child. Conclusion: Early assessment of the development of children who are at risk and/or delayed in MPD, as well as investigating their parents' knowledge about this process, helps to identify more lagged areas, favors more precise interventions and expands parents' knowledge about important themes in children's development.

Introducción: El desarrollo infantil es un proceso continuo, multifactorial, dependiente de la maduración del Sistema Nervioso Central (SNC), contextos afectivos, biopsicosociales y estímulos recibidos en el ámbito del hogar. La estimulación temprana (EP) actúa para prevenir los trastornos del desarrollo psicomotor (MPD) en niños en riesgo en los primeros años de vida. Objetivo: Verificar el DPM de niños entre dos y 48 meses, atendidos en la Escuela-Clínica de Fisioterapia (CEF) de la Universidad de Vale do Taquari - Univates, y el conocimiento de sus padres sobre el desarrollo infantil. Métodos: Estudio exploratorio, descriptivo y transversal, con abordaje cuantitativo, realizado con 17 niños a través de la prueba Denver II, y sus respectivos padres (n = 34), a través del Inventario KIDI. Resultados: Todos los niños tienen retrasos en alguna área del DPM: 14 (82,35%) tienen retrasos en el área social personal y en el desarrollo de la motricidad gruesa y, de estos últimos, 05 (29,41%) tienen un retraso significativo de lo esperado para la edad. En las áreas de lenguaje y motricidad fina adaptativa, 15 (88,23%) niños tienen retraso. Los mayores retrasos se encuentran en el lenguaje y la motricidad gruesa. En el Inventario KIDI, el 70,55% de los padres se sienten abrumados, el 100% cree que pueden dejar de vacunar a sus hijos hasta por un año y el 88,75% cree que el cuello uterino daña al niño. Conclusión: La evaluación temprana del desarrollo de los niños en riesgo y / o retrasados en MPD, además de investigar el conocimiento de sus padres sobre este proceso, ayuda a identificar áreas más desactualizadas, favorece intervenciones más precisas y amplía el conocimiento de los padres sobre temas importantes. temas en el desarrollo infantil.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento infantil; Estimulação precoce; Relações parentais; Child development; Early stimulation; Parental relations; Desarrollo infantil; Estimulación temprana; Relaciones de los padres
Citação
PINHEIRO, Júlia Alves. Avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças em estimulação precoce e conhecimento dos pais sobre o desenvolvimento infantil. 2021. Artigo (Graduação) – Curso de Fisioterapia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 jun. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3201.
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