Avaliação do comportamento mecânico do concreto com adição de diferentes teores e comprimentos de fibras de pet reciclado

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2021-07
Orientador
Köhler, Débora Pedroso Righi
Banca
Mascolo, Rafael
Bernhard, Carolina
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O concreto é um dos materiais estruturais mais utilizados no mundo da construção civil, porém possui baixa resistência à tração. Considerando o esgotamento de recursos naturais e o consumo gigantesco de matéria prima no mundo com descarte pós consumo, se busca cada vez mais por soluções inovadoras com materiais sustentáveis, tornando-se necessário o estudo de reutilização de materiais de descarte e subprodutos de processos industriais na produção de concreto, buscando a melhora das propriedades mecânicas e a diminuição dos danos ao meio ambiente. Assim, na busca em atender aos objetivos deste trabalho, que consiste na avaliação da influência e os efeitos da adição das fibras de PET reciclado, de 15 mm e 30 mm nas proporções de 0,2, 0,5 e 0,7% (em volume), no comportamento mecânico do concreto, dividiu-se o programa experimental em quatro etapas, sendo elas a caracterização dos materiais, a dosagem dos concretos, os ensaios no estado fresco (Slump e massa específica) e os ensaios no estado endurecido, sendo realizados o ensaio de resistência à compressão, à tração por compressão diametral e à tração na flexão. Os ensaios para análise ocorreram aos 7 e aos 28 dias, demonstrando estatisticamente que não houve influência da adição de fibras nos resultados das resistências à tração e à compressão.
Descrição
Palavras-chave
Concreto; PET; Fibra
Citação
SOUZA, Jenifer Tais De. Avaliação do comportamento mecânico do concreto com adição de diferentes teores e comprimentos de fibras de pet reciclado. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 jul. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3241.