Educação física escolar nos anos finais do ensino fundamental em tempos de Covid-19: experimentações didático-pedagógicas

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2021-06
Orientador
Neuenfeldt, Derli Juliano
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Essa pesquisa qualitativa investigou como a Educação Física Escolar foi desenvolvida nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no período de aulas remotas, destacando experimentações didático-pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com a direção e o professor de Educação Física e grupo de discussão com estudantes do 7o Ano. As aulas ocorreram através de blog, plataforma de ensino virtual, uso do aplicativo WhatsApp e do Youtube. Por meio desses recursos tecnológicos, foram realizadas práticas de esportes, produção de vídeos e pesquisas teóricas sobre temas da cultura corporal. Conclui-se que as tecnologias digitais ampliam as possibilidades didático-pedagógicas no ensino da Educação Física e podem ser incorporadas às aulas presenciais.

This qualitative research investigated how school Physical Education was developed in Middle School with emphasis in the didactic-pedagogic experiences during the period of remote classes. The data were collected by means of semi-structured interviews with the school managers and Physical Education teacher besides the discussion group with 7th grade students. The classes occurred through blogs, virtual teaching platforms, WhatsApp and YouTube. By means of these technological resources were developed sport practices, video productions and theoretical researches about the topic of body culture. We concluded that digital technologies amplify the didactic-pedagogic possibilities in Physical Education teaching and could be incorporated in presential classes.

Esta investigación cualitativa analizó como la Educación Física Escolar se desarrolló en los Años Finales de la Enseñanza Primaria, en el período de clases a distancia, presentando los experimentos didáctico-pedagógicos utilizados. Los datos se recolectaron mediante entrevistas semiestructuradas con la dirección escolar, el profesor de Educación Física y un grupo de discusión con estudiantes de 7° año. Las clases se realizaron a través de un blog, plataforma de enseñanza virtual, uso de la aplicación WhatsApp e YouTube. Por medio de estos recursos tecnológicos se realizaron prácticas deportivas, producción de videos e investigaciones teóricas sobre temas de la cultura corporal. Se concluye que las tecnologías digitales amplían las posibilidades didáctico-pedagógicas en la enseñanza de la Educación Física y se pueden incorporar en las clases presenciales.
Descrição
Palavras-chave
Educação Física; Tecnologias; Ensino online; Covid-19; Physical Education; Technologies; Online teaching; Educación Física; Tecnologías; Enseñanza on-line
Citação
KICH, Sabrina Raquel. Educação física escolar nos anos finais do ensino fundamental em tempos de Covid-19: experimentações didático-pedagógicas. 2021. Monografia (Graduação em Educação Física - Licenciatura) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 jun. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3259.