Use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10737/328
Title: | A Educação Ambiental como recurso de planejamento e intervenção docente no Ensino de Ciências Exatas |
Authors: | Santos, Márcio Haetinger  ![]() |
Keywords: | Educação Ambiental;Planejamento;Ação Docente;Ensino Médio;Ciências Exatas |
Date of Defense: | 20-Mar-2013 |
Issue Date: | 6-Aug-2013 |
Citation: | SANTOS, Márcio Haetinger. "A Educação Ambiental como recurso de planejamento e intervenção docente no Ensino de Ciências Exatas". 2013. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 mar. 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/328>. |
Abstract: | O presente estudo foi realizado durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Univates e teve como objetivo geral verificar se a utilização da educação ambiental como recurso pedagógico contribui para a melhoria do ensino nas aulas de Ciências Exatas, no Ensino Médio. O campo empírico da investigação é uma escola pública da rede estadual de educação de Lajeado/RS e os sujeitos participantes da pesquisa são 32 alunos de uma turma do 2o ano do Ensino Médio. Para tanto, optou-se pela elaboração de um estudo de caso, utilizando uma abordagem metodológica qualitativa. A fim de organizar o presente trabalho, este está dividido em seis capítulos: introdução; pressupostos teóricos; procedimentos metodológicos; planejamento e ação docente em educação ambiental, no ensino de Ciências Exatas; análise das percepções dos alunos e considerações do processo docente sob enfoque pedagógico com caráter ambiental. Os pressupostos teóricos envolvem uma contextualização da educação ambiental como ciência do conhecimento e filosofia de trabalho, sob o enfoque da área de Ciências Exatas, abrangendo as etapas do planejamento e ação docente. Apresenta-se também uma descrição das aulas de educação ambiental na área de Ciências Exatas, as quais contemplam questionários e relatórios de aula elaborados para acompanhamento das aprendizagens. Ao final do trabalho, percebe-se, a partir da fala dos sujeitos pesquisados, que as intervenções propostas, com destaque na relação entre teoria e prática, contribuíram para a melhoria do ensino nas aulas de Ciências Exatas, no Ensino Médio. |
URI: | http://hdl.handle.net/10737/328 |
Appears in Collections: | Ensino de Ciências Exatas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MarcioSantos.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License