Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/3296
Title: As contribuições do programa residência pedagógica na formação docente de licenciandos de uma faculdade privada do oeste do Pará
Authors: Paes, Maria Danielle Lobato
Keywords: Residência pedagógica;Formação docente;Formação na prática;Pedagogical residency;Teacher training;Practical training
Date of Defense: 18-Dec-2020
Issue Date: 18-Dec-2020
Citation: PAES, Maria Danielle Lobato. As contribuições do programa residência pedagógica na formação docente de licenciandos de uma faculdade privada do oeste do Pará. 2020. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3296.
Abstract: Esta dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os residentes que participaram do Programa de Residência Pedagógica (PRP) através do Edital/Capes no06/2018. Constitui o problema desta pesquisa: “Quais as contribuições na formação docente a partir da experiência com o Programa de Residência Pedagógica de licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Letras de uma faculdade privada do Oeste do Pará?” O objetivo geral consistiu em investigar as contribuições que teve o PRP na formação docente dos licenciandos em Ciências Biológicas, Pedagogia e Letras. Os dados foram coletados utilizando o formulário aplicado aos licenciandos através da plataforma Google Docs, bem como a análise dos relatórios finais enviados à Capes pelos residentes. Trata- se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e, para a análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados desta investigação demonstram que o PRP contribuiu para um processo de formação profissional, em que o residente, por estar em contato por mais tempo no espaço escolar, fortaleceu suas relações sociais com a comunidade escolar e, ao mesmo tempo, aliou a teoria à prática de forma significativa.
This master’s degree thesis presents the findings of a research conducted with the residents who participated in the Pedagogical Residency Program (PRP) [In Portuguese: Programa de Residência Pedagógica] Through [Bid Invitation] Edital/Capes [06/2018. The research problem is: “What are the contributions of the experience with the Pedagogical Residency Program (PRP), regarding teacher training, to graduates in Biological Sciences, Pedagogy and Arts and Humanities from a private faculty in Western Pará?” The research aimed to investigate the contributions of PRP in teacher training of graduates in Biological Sciences, Pedagogy and Arts and Humanities. The data was collected using a formulary applied to the graduates via Google Docs platform, together with te analysis of final reports sent to Capes by the residents. It is a study case, with a qualitative approach, and for data analysis, the method of content analysis, proposed by Bardin (2016), was used. The findings of this investigation show that the PRP contributed to the teacher training process, in which the resident, once being in longer contact with the school environment, strengthened social relations with the school community and, at the same time, allied theory to practice in a meaningful way.
URI: http://hdl.handle.net/10737/3296
Appears in Collections:Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020MariaDanielleLobatoPaes.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons