Educação, questões socioambientais e construção da cidadania planetária: um estudo em Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade de Encantado-RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2013-09-09
Orientador
Morigi, Valdir Jose
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
As questões socioambientais e a construção da cidadania ambiental planetária são fundamentais para entender a complexidade e as transformações do mundo contemporâneo. Nesse processo, a educação exerce um papel essencial no sentido de propor mudanças na realidade e no estilo de vida dos seres através da conscientização ecológica. O estudo foca os espaços formais de educação, as escolas da Rede Pública Municipal da cidade de Encantado-RS, pois a abordagem do ensino-aprendizagem é disciplinar, fragmentada e mecânica. Trabalhar com os conteúdos que envolvem as questões socioambientais nas escolas implica em assumir uma perspectiva reflexiva e integradora dos conhecimentos. A partir dos fundamentos do paradigma da complexidade, é possível construir uma abordagem que considere a relação ensino-aprendizagem de forma que os aprendizes reaprendam a religar, fazer conexões entre a natureza e sua vida cotidiana com os outros e como ambiente, a fim de adquirir uma consciência ecológica capaz de construir a cidadania planetária. A pesquisa foi realizada na rede de ensino supra citada, localizada no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2012. Com o objetivo de compreender como são construídas e utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem, o estudo analisou os planos de ensino das diferentes disciplinas que compõem o currículo escolar do Ensino Fundamental e que tratam dos conteúdos referentes às questões socioambientais e também identificou as fontes de informações utilizadas pelos docentes. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e se utilizou das técnicas de entrevistas e questionários com gestores dos estabelecimentos de ensino e com docentes responsáveis pelas disciplinas. Além disso, foi realizado o registro fotográfico das escolas pesquisadas. Após, os dados coletados foram analisados seguindo a metodologia de análise de conteúdo.
Descrição
Palavras-chave
Cidadania ambiental; Socioambientais; Complexidade ambiental; Educação ambiental
Citação
KLIMA, Marlou Cristina. Educação, questões socioambientais e construção da cidadania planetária: um estudo em Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade de Encantado-RS. 2013. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 jul. 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/333.