Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/333
Title: Educação, questões socioambientais e construção da cidadania planetária: um estudo em Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade de Encantado-RS
Authors: Klima, Marlou Cristina  Lattes
Keywords: Cidadania ambiental;Socioambientais;Complexidade ambiental;Educação ambiental
Date of Defense: 26-Jul-2013
Issue Date: 9-Sep-2013
Citation: KLIMA, Marlou Cristina. "Educação, questões socioambientais e construção da cidadania planetária: um estudo em Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade de Encantado-RS". 2013. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 jul. 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/333>.
Abstract: As questões socioambientais e a construção da cidadania ambiental planetária são fundamentais para entender a complexidade e as transformações do mundo contemporâneo. Nesse processo, a educação exerce um papel essencial no sentido de propor mudanças na realidade e no estilo de vida dos seres através da conscientização ecológica. O estudo foca os espaços formais de educação, as escolas da Rede Pública Municipal da cidade de Encantado-RS, pois a abordagem do ensino-aprendizagem é disciplinar, fragmentada e mecânica. Trabalhar com os conteúdos que envolvem as questões socioambientais nas escolas implica em assumir uma perspectiva reflexiva e integradora dos conhecimentos. A partir dos fundamentos do paradigma da complexidade, é possível construir uma abordagem que considere a relação ensino-aprendizagem de forma que os aprendizes reaprendam a religar, fazer conexões entre a natureza e sua vida cotidiana com os outros e como ambiente, a fim de adquirir uma consciência ecológica capaz de construir a cidadania planetária. A pesquisa foi realizada na rede de ensino supra citada, localizada no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2012. Com o objetivo de compreender como são construídas e utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem, o estudo analisou os planos de ensino das diferentes disciplinas que compõem o currículo escolar do Ensino Fundamental e que tratam dos conteúdos referentes às questões socioambientais e também identificou as fontes de informações utilizadas pelos docentes. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e se utilizou das técnicas de entrevistas e questionários com gestores dos estabelecimentos de ensino e com docentes responsáveis pelas disciplinas. Além disso, foi realizado o registro fotográfico das escolas pesquisadas. Após, os dados coletados foram analisados seguindo a metodologia de análise de conteúdo.
URI: http://hdl.handle.net/10737/333
Appears in Collections:Ambiente e Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarlouKlima.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons