Ações de enfermagem frente às reações adversas a quimioterápicos em pacientes oncológicos

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2021-06
Orientador
Santos, Fernanda Dos
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Objetivo: analisar o conhecimento dos profissionais enfermeiros em relação às reações adversas decorrentes do tratamento quimioterápico. Método: pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com seis enfermeiros do setor de quimioterapia, durante o mês de abril de 2021. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Os resultados evidenciaram que os profissionais sabem reconhecer as reações adversas resultantes do tratamento quimioterápico, bem como fazem uso de estratégias para prevenção desses agravos, como realização de pré- medicação, anamnese para conhecer o histórico de alergias do paciente, checklist para verificar como o paciente se sentiu durante infusões anteriores e seguimento correto da prescrição médica, prezando pela segurança do paciente. Conclusão: Nesse sentido, conclui-se que os enfermeiros, de ambos os serviços, estão capacitados para atender as reações adversas oriundas da quimioterapia, bem como entendem a importância do trabalho em equipe, como imprescindível para um atendimento eficaz e organizado.
Descrição
Palavras-chave
Antineoplásicos; Câncer; Conduta do tratamento medicamentoso; Cuidados de Enfermagem; Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos
Citação
BALDISSERA, Valentina Eva. Ações de enfermagem frente às reações adversas a quimioterápicos em pacientes oncológicos. 2021. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3334.
Coleções