Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/335
Title: Resolução de problemas matemáticos na formação continuada de professores
Authors: König, Rosilene Inês  Lattes
Keywords: Formação Continuada de Professores;Matemática;Resolução de Problemas;Práticas Pedagógicas
Date of Defense: 22-Jul-2013
Issue Date: 27-Nov-2013
Citation: KÖNIG, Rosilene Inês. "Resolução de problemas matemáticos na formação continuada de professores". 2013. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 22 jul. 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/335>.
Abstract: O presente estudo é resultado da investigação realizada a partir de uma intervenção pedagógica desenvolvida com um grupo de dezessete docentes da Educação Básica do Vale do Taquari, que participaram de uma formação continuada, realizada no Universidade do Vale do Taquari UNIVATES, localizado em Lajeado, RS/BRA. Tem como problema central analisar em que aspectos as atividades desenvolvidas em uma formação continuada de professores, com foco na resolução de problemas matemáticos, podem impactar no fazer pedagógico. Com base nas respostas e nos relatos dos docentes, nas transcrições das filmagens e nas observações, foi possível investigar como a formação continuada de professores pode auxiliar os docentes na abordagem de resolução de problemas matemáticos visando à melhoria das práticas pedagógicas. O referencial teórico segue pressupostos que abordam a formação continuada de professores e a resolução de problemas matemáticos. A metodologia utilizada para realizar o estudo foi de cunho qualitativo com foco na pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada através de dois questionários (preliminar e posterior) compostos por perguntas abertas, fechadas e mistas; relatos escritos; transcrições de filmagens e diário de campo. Os resultados que emergiram através da pesquisa realizada foram analisados a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes, e organizados em quatro categorias: 1. Análise dos conhecimentos teóricos e práticos constituídos; 2. Aplicação de resolução e de formulação de problemas matemáticos com os discentes; 3. Verificação de indícios de que a formação continuada auxilia na prática docente; 4. Reflexões complementares relacionadas à prática pedagógica. As análises das categorias foram realizadas de acordo com as concepções de autores como Sousa, Pinto e Costa; Moran; Dante; Polya e outros. Finalmente, foi possível verificar que os estudos teóricos e as atividades propostas na formação continuada contemplaram as expectativas iniciais dos docentes, contribuíram para a produção de novos conhecimentos relacionados à resolução e à formulação de problemas matemáticos, auxiliaram os docentes no desenvolvimento de aulas mais inovadoras e próximas da realidade dos discentes e proporcionaram momentos de reciprocidade de conhecimentos, reflexão e diálogo.
URI: http://hdl.handle.net/10737/335
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

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