Projetos interdisciplinares visando à formação de alunos pesquisadores

Imagem em miniatura
Data
2013-11-27
Orientador
Haetinger, Claus
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa aborda um estudo desenvolvido no Seminário Integrado com uma turma de 1a série do Ensino Médio Politécnico noturno, da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, implantado no inicio de 2012. O objetivo foi verificar se o Seminário Integrado, que tem foco em trabalhos com projetos interdisciplinares, contribui para a formação de alunos pesquisadores. Apoiamo-nos em autores que tratam sobre Politecnia, Interdisciplinaridade e Iniciação a Pesquisa. A pesquisa é de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Para coleta de dados, realizamos as aulas no laboratório de Informática da escola, para que cada versão dos projetos feitos pelos educandos fosse devidamente salva. Para acompanhar suas evoluções no decorrer do ano letivo, também filmamos as apresentações dos projetos. Para analisar as versões atualizadas dos projetos e trocar ideias a respeito das mesmas, cada grupo criou um e-mail que serviu de meio de comunicação com o professor. Podemos destacar como resultados uma evolução por parte dos estudantes na desenvoltura, escrita, participação e relação das disciplinas com os temas escolhidos por eles, contribuindo assim para formação de alunos mais autônomos, seguros e preparados para realizar novas pesquisas nos anos seguintes do Seminário Integrado.
Descrição
Palavras-chave
Interdisciplinaridade; Seminário Integrado; Alunos Pesquisadores; Ensino Politécnico
Citação
SCHOSSLER, Daniela Cristina. Projetos interdisciplinares visando à formação de alunos pesquisadores. 2013. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jul. 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/336.