Avaliação do comportamento mecânico em concretos com diferentes teores de substituição do agregado miúdo por vidro moído em situações de incêndio

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2021-11
Orientador
Righi, Débora Pedroso
Banca
Schmitz, Rebeca Jéssica
Airão, Daniele
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A construção civil possui um grande destaque no uso exagerado de materiais não renováveis, o que gera inúmeros impactos ambientais. Um dos materiais mais utilizados na construção civil é o concreto, sendo constituído pela mistura de cimento Portland, brita, areia e água. Estes materiais não são renováveis o que vem causando uma preocupação mais acentuada sobre a possibilidade de novos materiais nas misturas de concreto. Um bom exemplo de novos materiais é o vidro moído. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência nas propriedades mecânicas do concreto de cimento Portland com a substituição de 5%, 7% e 10% de vidro moído quando submetido a elevadas temperaturas. A metodologia foi dividida em quatro partes: caracterização dos materiais, dosagem dos concretos, ensaios no estado fresco (Slump Test e moldagem dos corpos de prova) e ensaios no estado endurecido (resistência à compressão, tração por compressão diametral, tração na flexão e simulação de elevadas temperaturas). Os ensaios ocorreram aos 28 dias e os corpos de prova foram submetidos ao forno mufla nas temperaturas de 200oC, 400oC e 600oC durante o período de 1 hora, a fim de simular a quantidade de calor que o concreto recebe em uma situação de incêndio. Os resultados demonstraram que aumentou as resistências principalmente nos traços de 5% e 7% de vidro após aquecimento. Dessa forma, a substituição parcial da areia pelo vidro moído é uma alternativa viável na construção civil.
Descrição
Palavras-chave
Concreto; Incêndio; Vidro moído
Citação
LUTZ, Natália Volken. Avaliação do comportamento mecânico em concretos com diferentes teores de substituição do agregado miúdo por vidro moído em situações de incêndio. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 dez. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3366.