Estudo e proposição de práticas alternativas de engenharia para a manutenção do abastecimento em propriedades rurais suscetíveis a escassez hídrica no município de Westfália/RS

Imagem em miniatura
Data
2021-12
Autores
Costa, Franciel da
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A ocorrência de escassez de água em períodos de baixa precipitação no município de Westfália, causa impactos negativos principalmente na zona rural, onde a captação, potabilização e distribuição de água tratada é mais complexa em razão do acesso mais restritivo aos mananciais hídricos. Nesse sentido, o presente estudo sugere alternativas para captação de água para sanar a escassez, considerando o consumo de água nas atividades de suinocultura, bovinocultura e avicultura. A metodologia deste trabalho, aplica pesquisa bibliográfica e exploratória, com base em dados de consumo de água em meio rural, sugerindo alternativas de aproveitamento de águas da chuva, superficiais e subterrâneas para uso na dessedentação animal. Os resultados indicam diversas alternativas para gestão dos recursos hídricos, sendo a captação da água da chuva com a proposição de projeto piloto com cisternas uma solução economicamente viável. Espera-se que a partir do desenvolvimento deste trabalho, que o mesmo possa auxiliar na minimização dos impactos socioeconômicos e ambientais para as futuras gerações e as que sofrem atualmente, com a escassez de água.
Descrição
Palavras-chave
Escassez hídrica, Propriedades rurais, Captação de água da chuva, Água de reuso, Demanda hídrica
Citação
COSTA, Franciel da. Estudo e proposição de práticas alternativas de engenharia para a manutenção do abastecimento em propriedades rurais suscetíveis a escassez hídrica no município de Westfália/RS. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3370.