Moda e marcas corpóreas: a relação das roupas com o aumento da autoestima de mulheres com cicatrizes

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Data
2021-11
Orientador
Costa, Josiane Andréia Da
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Resumo
A moda é uma ferramenta de comunicação capaz de expressar traços individuais, promover a interação social e influenciar maneiras de lidar com o corpo e suas marcas. O presente artigo apresenta uma análise da relação da moda com a autoestima de mulheres com cicatrizes, colaborando para uma melhor relação do indivíduo com o próprio corpo e a consequente transformação dos estigmas relacionados às cicatrizes. Os conceitos utilizados abordam questões relativas às linguagens da moda, à beleza sob a influência de padrões estéticos e às associações entre moda, mulher e cicatriz. A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica e pesquisa de internet, além de relatos sobre a trajetória de mulheres do Vale do Taquari/RS com cicatrizes, obtidas por meio de entrevistas não diretivas e semiestruturadas. Entre os resultados obtidos, pode-se destacar a relevância do corpo vinculado à moda no processo de aumento da autoestima de mulheres com cicatrizes, comprovando que as vestimentas vão além do caráter funcional, pois agregam valor sentimental e estimulam o bem- estar. Além disso, através das entrevistas, foi possível compreender as cicatrizes como símbolos de superação, que auxiliam no autoconhecimento das mulheres e possibilitam um olhar mais afetivo e amoroso com relação ao próprio corpo.
Descrição
Palavras-chave
Moda; Cicatriz; Mulher; Linguagens da Moda; Corpo Feminino
Citação
FENSTERSEIFER, Gabriela Elise. Moda e marcas corpóreas: a relação das roupas com o aumento da autoestima de mulheres com cicatrizes. 2021. Monografia (Graduação em Design de Moda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 dez. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3372.
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