Desenvolvimento de uma nova experiência de usuário para sistema de controle financeiro pessoal: paguei

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2021-11
Orientador
Rosselli, Bruno Souto
Banca
Brod, Rodrigo
Pretto, Fabrício
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Devido a crise econômica gerada pelo novo coronavírus, muitas pessoas tiveram sua renda reduzida ou perdida, levando à falta de dinheiro e ao endividamento. Além da negativação do CPF e das restrições na hora do consumo, o indivíduo que se encontra endividado também pode sofrer problemas de saúde física e mental, pois passa a se sentir estressado, desanimado, ansioso e, em algumas situações, depressivo. Um dos principais fatores que contribuem para o endividamento é a falta de planejamento e de controle financeiro. Com base neste contexto, o presente trabalho investiga como a gestão das finanças pessoais é feita pela população brasileira e quais são os maiores obstáculos que encontram ao utilizar um software para tal tarefa, para então propor uma nova experiência de uso para o sistema Paguei, tornando-o mais intuitivo e fácil de usar. Assim posto, o primeiro subcapítulo do referencial teórico aborda assuntos referentes a finanças pessoais, apresentando conceitos essenciais para conquistar uma boa saúde financeira, além de uma apresentação do Paguei. Já no segundo subcapítulo encontram-se conteúdos relacionados à design de interação, experiência do usuário, usabilidade e acessibilidade. E por fim, o último subcapítulo do referencial teórico fala sobre o desenvolvimento da interface com a qual o usuário irá interagir, chamado de frontend, apresentando as tecnologias que serão utilizadas no projeto. O desenvolvimento foi norteado pela metodologia de Garrett em conjunto com a de Teixeira. Para conhecer os usuários deste projeto e a resistência que possuem em utilizar aplicativos e sistemas para gerir as finanças, foi realizado uma pesquisa quantitativa. Também foi feita a análise de similares para identificar os padrões de design, a usabilidade e as funcionalidades do que já é utilizado no mercado. A partir do levantamento de dados, foi criado uma lista de requisitos que orientou a etapa criativa deste trabalho, onde se utilizou a técnica de moodboard para geração de inspiração. Além disso, foram criados fluxogramas, sketches, wireframes, as telas finais e o protótipo navegável. Por fim, foi realizada a implementação da aplicação, o qual tinha como objetivo unir design e programação para elevar o conhecimento da autora.

Due to the economic crisis generated by the new coronavirus, many people had their income reduced or lost, leading to lack of money and indebtedness. Besides the negativation of the CPF and the restrictions at the time of consumption, the individual who is in debt can also suffer physical and mental health problems, because he or she starts to feel stressed, discouraged, anxious, and in some situations, depressed. One of the main factors that contribute to indebtedness is the lack of planning and financial control. Based on this context, the present work investigates how the management of personal finances is done by the Brazilian population and what are the biggest obstacles they encounter when using software for this task, to then propose a new user experience for the Paguei system, making it more intuitive and easy to use. Thus, the first subchapter of the theoretical framework addresses issues related to personal finance, presenting essential concepts to achieve good financial health, in addition to a presentation of Paguei. The second subchapter contains content related to interaction design, user experience, usability, and accessibility. And finally, the last subchapter of the theoretical framework talks about the development of the interface with which the user will interact, called frontend, presenting the technologies that will be used in the project. The development was guided by Garrett's methodology in conjunction with Teixeira's. To get to know the users of this project and their resistance to using applications and systems to manage their finances, a quantitative survey was conducted. Similar analysis was also done to identify the design patterns, usability, and functionalities of what is already used in the market. From the data survey, a list of requirements was created that guided the creative stage of this work, where the moodboard technique was used to generate inspiration. Besides this, flowcharts, sketches, wireframes, final screens and the navigable prototype were created. Finally, the implementation of the application was carried out, which had the objective of uniting design and programming to elevate the author's knowledge.
Descrição
Palavras-chave
Finanças pessoais; Design de interação; Experiência do usuário; Frontend; Personal finance; Interaction design; User experience
Citação
SILVA, Graziela Carine Kolling Da. Desenvolvimento de uma nova experiência de usuário para sistema de controle financeiro pessoal: paguei. 2021. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3377.
Coleções