Auto super: estudo de redesign com aplicação de identidade visual mutante

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2021-11
Orientador
Rosselli, Bruno Souto
Banca
Costa, Josiane Andréia Da
Brod, Rodrigo De Azambuja
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Para o profissional da área de design, desenvolver uma identidade visual (IV) para uma marca é um processo complexo, mas de alta relevância para a representatividade de um produto, serviço, empresa ou ideia, diante do consumidor/usuário/público. O principal papel da IV é traduzir graficamente a essência da marca, mas também ela deve promover a interação dos públicos com a marca. Ao observarmos a marca da Auto Super, um canal de YouTube dedicado à customização de carros, percebemos que sua identidade visual necessita de um redesign, afim de apresentar um elemento de comunicação mais forte e com uma melhor interação com o seu público, cumprindo assim com a essência da mesma. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo propor o redesign da marca Auto Super, utilizando a estratégia de Marca Mutante, tornando-a em uma Identidade Visual Mutante Poética, cuja suas variações ocorrem espontaneamente, sem regras pré-determinadas, obedecendo apenas o intuito criativo do designer. Para isso, a metodologia adotada para a pesquisa teórica é qualitativa-exploratória, ancorada na Hermenêutica de Profundidade do Thompson (2011), e os instrumentos metodológicos foram: pesquisas bibliográfica (STUMPF, 2006) e de internet (YAMAOKA, 2006), estudo de caso (DUARTE, 2006) e análise semiótica (PENN, 2002). Já para o desenvolvimento da IV, a metodologia usada será a Construção de Marca Mutante de Kreutz (2012). Como resultado, esperamos que o estudo seja útil para profissionais e estudantes compreenderem o processo de construção de identidades visuais não convencionais e as vantagens que as mesmas proporcionam às marcas.

For the design professional, developing a visual identity (VI) for a brand is a complex process, but of high relevance for the representativeness of a product, service, company or idea, before the consumer/user/public. The main role of the VI is to graphically translate the essence of the brand, but it should also promote the interaction of the public with the brand. As we observe the Auto Super brand, a YouTube channel dedicated to car customization, we realize that its visual identity needs a redesign, in order to present a stronger communication element and better interaction with its audience, thus complying with essence of it. Therefore, this study aims to propose the redesign of the Auto Super brand, using the Mutant Brand strategy, turning it into a Mutant Poetic Visual Identity, whose variations occur spontaneously, without predetermined rules, obeying only the designer's creative intent. For this, the methodology adopted for the theoretical research is qualitative- exploratory, anchored in Thompson's Hermeneutics of Depth (2011), and the methodological tools were: bibliographic research (STUMPF, 2006) and internet research (YAMAOKA, 2006), case study (DUARTE, 2006) and semiotic analysis (PENN, 2002). As for the development of the VI, the methodology used will be the Mutant Brand Construction by Kreutz (2012). As a result, we hope that the study will be useful for professionals and students to understand the process of building unconventional visual identities and the advantages they provide to brands.
Descrição
Palavras-chave
Design; Identidade visual mutante; Semiótica; Auto super; Mutant visual identity; Semiotics
Citação
MÚSSIO, André Felipe. Auto super: estudo de redesign com aplicação de identidade visual mutante. 2021. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3379.
Coleções