Estudo da frequência de interação medicamentosa em prescrições médicas contendo medicamentos de baixo índice terapêutico

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-03-19
Orientador
Schwingel, Glademir
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Uma série de estudos acadêmicos tem demonstrado que há uma quantidade significativa de interações medicamentosas (IM) em prescrições médicas, inclusive interações com medicamentos de baixo índice terapêutico. Partindo desta constatação, este estudo de caráter exploratório, descritivo, quantitativo e retrospectivo tem como objetivo identificar e analisar a frequência de prescrições com medicamentos de baixo índice terapêutico (digoxina, verapamil e varfarina) que apresentam interações com outros medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) do município de Lajeado/RS. E, a partir da análise das prescrições médicas arquivadas na Farmácia-Escola da cidade de Lajeado/RS, avaliar os riscos das interações dos medicamentos de baixo índice terapêutico, prescritos em receituário comum por médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Do total de prescrições analisadas, 216 prescrições continham um ou dois medicamentos de baixo índice terapêutico. Constatou-se que 95,8% das prescrições apresentaram características de polifarmacoterapia e destas 196 (91%) prescrições apresentaram alguma interação medicamentosa, sendo 6 interações graves, 19 moderadas e 10 leves. Devido aos resultados encontrados destaca-se a necessidade de avaliação quanto ao uso racional de medicamentos e a importância do monitoramento clínico dos usuários, para uma terapêutica segura e eficaz.
Descrição
Palavras-chave
Interação medicamentosa; Medicamento terapêutico; Prescrição médica; Polifarmacoterapia
Citação
FONTANA, Viviane Betti. Estudo da frequência de interação medicamentosa em prescrições médicas contendo medicamentos de baixo índice terapêutico. 2014. Monografia (Graduação em Farmácia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 19 mar. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/351.
Coleções