Percepção dos agentes comunitários de saúde quanto aos problemas socioambientais de um pequeno município do interior do Rio Grande do Sul

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-03-21
Orientador
Schwingel, Glademir
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este trabalho objetivou identificar a percepção dos agentes comunitários de saúde (ACS) integrantes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), e que realizam seu trabalho em um pequeno município do interior do Rio Grande do Sul, quanto aos problemas socioambientais, além de identificar se ocorrem ou não ações prática na conscientização da população no que diz respeito aos cuidados com o ambiente e suas implicações na saúde da população local. Avaliaram-se, ainda, informações quanto ao trabalho realizado no cotidiano da equipe. Para tanto, foram entrevistados cinco ACS, todas do sexo feminino e com mais de um ano na função. As informações foram registradas e analisadas em suas temáticas segundo o método da análise de conteúdo, conforme proposto por Bardin. Com os resultados obtidos, concluiu-se que falta capacitação específica aos ACS para atuar de forma prática sobre os problemas socioambientais. Percebeu-se também que os ACS compreendem a conexão entre as questões de saúde e as socioambientais, embora isto não tenha desencadeado ações concretas e contínuas no âmbito municipal. No entanto, foi possível perceber a importância desse profissional, pois ele é um membro da equipe que faz parte da comunidade, o que ajuda a criar confiança e vínculo, facilitando o contato direto com a equipe e, desta forma, potencializando a promoção da saúde.
Descrição
Palavras-chave
Agente comunitário de saúde; Problemas socioambientais; Promoção da saúde
Citação
GONZATTI, Raquel. Percepção dos agentes comunitários de saúde quanto aos problemas socioambientais de um pequeno município do interior do Rio Grande do Sul. 2014. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 21 mar. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/387.
Coleções