Do conceito de família ao de cuidador: problematizando as práticas em saúde mental para a infância

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Data
2014-03-25
Orientador
Coelho, Débora De Moraes
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Resumo
O presente trabalho de conclusão do curso de Psicologia busca uma problematização dos conceitos de família e infância, de forma a colocar em discussão como os mesmos se movimentam no campo da saúde mental e como conformam práticas de cuidado com crianças em sofrimento psíquico. A partir do processo da Reforma Psiquiátrica, percebe-se que a família foi “convocada” a participar das novas práticas de cuidado. Quando se fala em infância, esta responsabilidade se amplia, pois ainda estamos falando de crianças sob a tutela de alguém. Desta forma, esta pesquisa visou à problematização dos discursos sobre família e infância que circulam entre os profissionais do CAPSi Crescer, situado no município de Lajeado - RS. De forma a colocar estes assuntos em discussão, foram realizados dois grupos focais de cinquenta minutos cada um, podendo perceber como a família e a infância são compreendidas neste campo. Os materiais coletados nos grupos foram discutidos a partir da análise de discurso de Michel Foucault. Esta compreensão auxiliou a perceber a família e a infância a partir de discursos construídos historicamente, presos a relações de poder/saber, os quais permanecem vivos nas práticas de cuidado. Desta forma, procurou-se compreender como os discursos produzem os sujeitos da saúde mental e as práticas de cuidado destinadas a eles. Além disso, foi possível ampliar a noção de família para uma função de cuidador, podendo perceber isso em diferentes vértices, como por exemplo, na relação dos profissionais com as crianças em sofrimento psíquico. A infância também pode ser percebida a partir de uma potencialidade “viva”, e não por vir, como futuro a ser alcançado.
Descrição
Palavras-chave
Família; Infância; Discurso; Saúde Mental
Citação
VIAN, Camila. Do conceito de família ao de cuidador: problematizando as práticas em saúde mental para a infância. 2014. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 mar. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/403.
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