Produção de biogás através do processo de digestão anaeróbia utilizando dejetos de aves de postura com suplementação de glicerina bruta

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-03-27
Orientador
Konrad, Odorico
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A produção de biogás através de resíduos orgânicos associados a resíduos da produção de biodiesel surge como alternativa para diversificar a matriz energética brasileira. Assim, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo avaliar em escala laboratorial a geração de biogás através da digestão anaeróbia, utilizando dejetos de aves de postura com suplementação de glicerina bruta. Estudou-se em sistema batelada o potencial de produção de biogás da glicerina bruta como cosubstrato na biodigestão de dejetos de aves de postura em proporções de 3, 6 e 9%. O experimento foi conduzido em quadruplicatas com tempo de retenção hidráulica (TRH) de 55 dias com temperatura constante de 35°C. Tendo como base a produção de biogás na quadruplicata controle, a adição de glicerina bruta elevou a produção de biogás em 86,5, 220,4 e 335,0% para 3, 6 e 9% de glicerina bruta respectivamente, bem como o teor de metano, em 13,8, 14,4 e 14,8% para 3, 6 e 9% de glicerina bruta respectivamente. O grupo controle teve TRH de 41 dias, apresentando boa produção de biogás somente na primeira semana de experimento, já os grupos que receberam suplementação de glicerina mantiveram a produção de biogás por um tempo maior, sendo de, 42, 45 e 55 dias respectivamente para os grupos com 3, 6 e 9% de glicerina. As análises físico-químicas demonstraram que a relação Carbono/Nitrogênio ficou desbalanceada, porém mesmo com o teor de Carbono abaixo do ideal a digestão anaeróbia resultou em elevadas produções de biogás. Os resultados obtidos demonstram que a suplementação de glicerina influenciou positivamente na produção de biogás e teor de metano gerado, sendo considerada como um potencial cosubstrato para o processo de biodigestão anaeróbia para fins energéticos.
Descrição
Palavras-chave
Biogás; Glicerina; Biodigestão anaeróbica; Dejetos de aves de postura; Energias Alternativas
Citação
MAFACIOLLI, Débora. Produção de biogás através do processo de digestão anaeróbia utilizando dejetos de aves de postura com suplementação de glicerina bruta. 2014. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 mar. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/424.