Recursos computacionais e formação continuada para professores de escola básica: possibilidades e limitações de incorporação na prática pedagógica

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-05-16
Orientador
Marchi, Miriam Ines
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação é uma pesquisa de caráter qualitativo realizada nos meses de julho a novembro de dois mil e doze com professores de educação básica da Rede Municipal de Ensino no município de Pelotas – RS. A pesquisa objetivou estudar junto a esses professores a utilização de alguns softwares matemáticos e aplicativos de informática e foi desenvolvida por meio de encontros de formação continuada, nos quais foram trabalhados um software ou aplicativo em cada encontro, totalizando cinco encontros para estudos e um encontro final para avaliação e discussão das atividades. Os softwares e aplicativos de informática estudados foram Graphmatica, Winplot, Microsoft Mathematics, Jing e Google Docs. A avaliação da intervenção deu-se pela análise dos dados verbais, escritos e observados obtidos a partir das transcrições dos encontros, do questionário inicial e final e da entrevista. Esses encontros favoreceram o enriquecimento de conteúdos, a prática metodológica diferenciada e possibilitaram um espaço de convivência e troca positiva entre os professores.
Descrição
Palavras-chave
Matemática; Formação continuada; Recursos computacionais
Citação
CORRÊA, Henrique Kosby. Recursos computacionais e formação continuada para professores de escola básica: possibilidades e limitações de incorporação na prática pedagógica. 2013. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 maio 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/446.