O exercício do direito à maternidade durante a execução da pena de prisão e seus reflexos sobre os direitos fundamentais conferidos ao filho (criança)

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-05-20
Orientador
Müller, Elisabete Cristina Barreto
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente monografia trata dos reflexos do exercício do direito à maternidade durante a execução da pena de prisão sobre os direitos fundamentais conferidos ao filho (criança). Aborda questões ligadas à mulher no mundo do crime, bem como estuda o poder punitivo do Estado, instrumento legitimador da aplicação das penas. Analisa a evolução dos direitos fundamentais do homem para após desenvolver a história dos direitos das crianças, ressaltando a importância de cada um deles. Desenvolve análise qualitativa embasada em doutrina e legislação, acompanhada de pesquisa de campo, por meio de entrevista semi-estruturada e de visita técnica, ambas realizadas na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, de Porto Alegre/RS. Ao final, o estudo identifica a ocorrência de violação de direitos fundamentais que protegem a infância; constata que a criança que vive encarcerada, face ao exercício do direito à maternidade durante a execução da pena de prisão de sua mãe, tem o direito à liberdade, à convivência familiar e comunitária e especialmente o direito ao desenvolvimento psicológico saudável, não respeitados em sua plenitude.
Descrição
Palavras-chave
Direitos fundamentais da criança; Mulher encarcerada; Direito ao exercício da maternidade durante a execução da pena de prisão
Citação
MATTE, Mariana. O exercício do direito à maternidade durante a execução da pena de prisão e seus reflexos sobre os direitos fundamentais conferidos ao filho (criança). 2014. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 maio 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/456.
Licença
Coleções