Referenciais curriculares do estado de Rondônia e prática pedagógica de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental em Nova União/RO

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-06-05
Orientador
Schuck, Rogério José
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
No contexto educacional atual, entende-se ser fundamental garantir que os alunos tenham uma escola de qualidade, baseada em uma estrutura adequada e professores com uma visão sobre competências e habilidades, que atendam às necessidades de uma sociedade em constante transformação. Ao analisar os Referenciais Curriculares de Rondônia, verificamos a necessidade de se estruturar os saberes, metodologias e estratégias, de modo que os professores possam desenvolver as competências e habilidades em favor de um ensino pautado na eficiência e na aprendizagem significativa. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar o Referencial Curricular do Estado e a Prática Pedagógica de Professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Nova União/RO. Nessa perspectiva, elaboramos uma proposta de intervenção a partir dos Referenciais Curriculares visando à melhoria do Ensino de Matemática. Metodologicamente, a investigação se insere em uma perspectiva qualitativa e corresponde ao tipo exploratório analítico, o qual possibilita a imersão do pesquisador no objeto de estudo e uma mediação dos aspectos que emergem do fenômeno investigado. O estudo realizado teve como população-alvo oito professores de Matemática, que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Inicialmente, um estudo bibliográfico permitiu analisar as legislações educacionais. Os instrumentos de investigação utilizados foram entrevistas, questionários, matrizes analíticas, diálogos e falas dos professores. Teoricamente, buscou-se respaldo nos princípios e nos fundamentos legais elencados pelas legislações vigentes e autores estudiosos do tema. Concluindo a trajetória da investigação, percebe-se que as articulações investigadas entre os pressupostos presentes nos Referenciais e a prática dos professores de Matemática estão em consonância, em parte, aos aspectos analisados. Em relação às concepções teórico-práticas manifestadas pelos professores de Matemática, as mesmas indicam que há necessidade de estudo, planejamento coletivo e apoio dos órgãos educacionais competentes para a consolidação do Referencial.
Descrição
Palavras-chave
Ensino e aprendizagem; Referencial curricular; Formação de professores; Ensino de matemática
Citação
HADDAD, Rogério Delbone. Referenciais curriculares do estado de Rondônia e prática pedagógica de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental em Nova União/RO. 2013. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 dez. 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/488.