As trilhas ecológicas como ferramenta para vivências ambientais na serra de Tepequém/Roraima: percepções de frequentadores, moradores e educadores

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-06-05
Orientador
Oaigen, Edson Roberto
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente investigação contextualizou o ensino a partir de vivências ambientais. O uso de Trilhas Ecológicas representa neste estudo uma ferramenta real de aprendizagem na medida em que é utilizada pelo educador e alunos em atividades pedagógicas que propiciam processos de aprendizagem. O objetivo da pesquisa investigou o contexto socioambiental e cultural de acordo com as percepções dos frequentadores, moradores e educadores em vivências ambientais utilizando Trilhas Ecológicas como ferramenta, na Serra do Tepequém/RR. O processo de aprendizagem foi considerado a partir da realidade dos alunos, e no transcorrer deste estudo vinculado o ensino as relações de aprendizagem. Neste sentido foram utilizados os fundamentos de pesquisa qualitativa, Método Hermenêutico, por meio da Técnica da Análise de Conteúdos, da imagem e do discurso tendo como foco a Serra do Tepequém. Os dados foram coletados através de observação, entrevistas, resultando na elaboração de um mapa com os pontos turísticos da Serra do Tepequém destacados por meio de Trilhas Ecológicas. O conceito de intervenção pedagógica foi descrito a partir do seu significado baseando-se na teoria freireana. Os resultados apontam que a Serra do Tepequém é um laboratório a céu aberto, verdadeiramente precioso, onde se pode mesclar o “ouro, diamante e as belezas naturais à educação” e que a utilização de Trilhas Ecológicas são atividades que devem ser consideradas e valorizadas como prática educativa, inserida ao longo de todo o processo de ensino aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Trilhas ecológicas; Ferramenta educacional; Vivências ambientais; Prática educativa
Citação
MARTINS, Sonía Mara Guedes. As trilhas ecológicas como ferramenta para vivências ambientais na serra de Tepequém/Roraima: percepções de frequentadores, moradores e educadores. 2014. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 jan. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/489.