Onde estão os bebês? Um olhar diferenciado para a primeira infância na escola de Educação Infantil

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-06-05
Orientador
Schwertner, Suzana Feldens
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre o lugar dos bebês nas escolas de Educação Infantil do município de Lajeado (RS), a partir do olhar e da prática de seus professores e gestores. O estudo tem como objetivo compreender como os bebês são vistos e qual o lugar que eles ocupam dentro das escolas, partindo da ideia de invisibilidade e de não-lugar que esta faixa etária representa nas escolas hoje em dia (Faria, 2007; Barbosa, 2006). Deste modo, a pesquisa investigou as vivências dos bebês nos diferentes espaços da escola e as práticas realizadas pela gestão e pelos professores destas crianças, analisando, assim, se estes profissionais pensam e planejam um lugar de consolidação para a primeira infância, levando em conta todos os seus aspectos: físico, social e emocional. O estudo realiza uma revisão sobre a sala de aula como um único espaço para desenvolvimento de aprendizagem de crianças na faixa etária de zero a três anos, quando pesquisas apontam que as mesmas são potencializadas em diferentes espaços, que devem ser pensados e planejados para receber estas crianças (Horn, 2004; Gandini, 1999). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram construídos a partir de observações e entrevistas realizadas com os profissionais de duas escolas de Educação Infantil de Lajeado da rede municipal de ensino. As pesquisas evidenciaram que a prática higienista, escolarizadora e assistencialista continua existindo nas escolas de Educação Infantil, porém pode-se perceber que é possível, sim, uma prática que garanta uma maior presença dos bebês na vida coletiva das escolas de Educação Infantil. Mas para que isto aconteça é necessário planejamento, trabalho em equipe e adequações.
Descrição
Palavras-chave
Bebês; Escola de Educação Infantil; Sala de aula
Citação
SCHERER, Melissa Schneider. Onde estão os bebês? Um olhar diferenciado para a primeira infância na escola de Educação Infantil. 2014. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jun. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/505.
Coleções