Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/53
Title: A educação ambiental na escola básica do Vale do Taquari/RS – Atuação, temas e dificuldades dos docentes
Authors: Biondo, Evandro
Keywords: Educação ambiental;Educação básica;Vale do Taquari;Professores
Date of Defense: 15-May-2008
Issue Date: 14-Jan-2009
Citation: BIONDO, Evandro. "A educação ambiental na escola básica do Vale do Taquari/RS – Atuação, temas e dificuldades dos docentes". 2008. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 maio 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/53>.
Abstract: Chegou-se a um ponto da trajetória de ocupação e exploração em que a Terra já mostra seu esgotamento. É urgente a mudança de hábitos sendo este o grande desafio deste século. É fundamental ensinar a todos, mas principalmente aos jovens que seus atos em relação ao meio poderão se refletir num futuro bem próximo em ameaça a continuidade da vida no planeta. A educação ambiental (EA) vem sendo proposta como um meio de conscientizar os indivíduos de que suas ações são responsáveis pelo comprometimento da sua própria existência. O objetivo deste estudo foi verificar a atuação dos professores no desenvolvimento de projetos e programas de educação ambiental na escola básica (ensino fundamental e médio), os temas utilizados e as dificuldades enfrentadas, bem como os fatores considerados mais relevantes pelos mesmos para realização deste trabalho. Para isso foram investigados 102 professores de 21 municípios do Vale do Taquari/RS, sendo que foram utilizados como instrumento de coleta de dados, questionários contendo 13 perguntas (objetivas e subjetivas). Os resultados demonstraram que praticamente a totalidade dos docentes participa de projetos de educação ambiental e ocorre a participação da comunidade escolar nos mesmos. Da mesma forma o tema lixo foi o mais utilizado, além de outros como a água, a produção de alimentos e a jardinagem. Muitos professores apontaram não terem dificuldades no desenvolvimento das atividades, entretanto, outros citaram a conscientização dos alunos e a pouca adesão dos colegas professores como maiores dificuldades. Ficou evidenciado que as dificuldades estavam relacionadas ao desestímulo profissional e às próprias deficiências na formação inicial (necessária para desenvolver a temática). Todavia, as avaliações feitas pelos professores demonstraram que eles conseguem construir uma consciência ecológica no educando.
URI: http://hdl.handle.net/10737/53
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