Sistema distribuído para monitorar recursos de hardware e software de estações de trabalho - estudo de caso nos Laboratórios de Informática da Univates

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-08-14
Orientador
Diemer, Maglan Cristiano
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A crescente adoção da tecnologia nas empresas ocasiona a utilização de uma grande quantidade de ativos computacionais e a diversificação das aplicações dadas à eles. Isto implica na importância do gerenciamento destes recursos, garantindo a sua melhor distribuição no atendimento das necessidades de cada aplicação. O presente trabalho deu continuidade a ferramenta SDMR, um Sistema Distribuído para Monitoração de Recursos, agregando novas funcionalidades e realizando sua validação num ambiente de produção real de larga escala. A utilização da ferramenta teve por objetivo obter informações da utilização dos recursos computacionais dos Laboratórios de Informática da UNIVATES, permitindo assim produzir relatórios para auxílio na tomada de decisão de aquisição e alocação de recursos. As funcionalidades implementadas e agregadas ao sistema possibilitam a obtenção de informações mais consistentes e relevantes. Da mesma forma, validou-se a ferramenta em questões de escalabilidade e robustez, visto que a ferramenta não havia sido aplicada num ambiente de grande porte.
Descrição
Palavras-chave
Monitoramento de recursos; Gerência de redes; Parque de computadores; Sistemas distribuídos
Citação
DIERSMANN, Eduardo. Sistema distribuído para monitorar recursos de hardware e software de estações de trabalho - estudo de caso nos Laboratórios de Informática da Univates. 2014. Monografia (Graduação em Engenharia da Computação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 ago. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/534.
Licença