Administração - LFE Negócios Agroindustriais

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    Impacto econômico-financeiro sobre a viabilidade de uma propriedade leiteira com a utilização da capacidade máxima: estudo de caso da Granja Ames
    (2018-01) Ames, Eduardo; Fuhr, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264
    A atividade rural só é viável a partir de uma gestão estratégica eficiente. Esta concentra esforços para analisar de forma sistêmica os ambientes da organização.Conhecer o negócio é o primeiro passo desta empreitada. Em vista disso, objetivou-se com esta pesquisa, identificar o impacto econômico-financeiro sobre a viabilidadeda propriedade leiteira Granja Ames com a utilização de sua capacidade máxima. A propriedade está localizada no município de Capitão-RS e traçou um planejamento estratégico para uma estrutura física que abrigasse um plantel de quarenta vacas em produção. Atualmente está com trinta e cinco vacas. Para a realização do estudo lançou-se mão da literatura com temas de gestão financeira, como receitas e despesas, gestão econômica e cenários ambientais. A título de organização do estudo, atenderam-se a objetivos específicos analisando a variação do plantel produtivo no triênio ano agrícola 2014/2016, verificando o comportamento dos custos e receitas no período, projetando resultados da propriedade com sua capacidade máxima instalada e comparando a lucratividade e rentabilidade atuais e projetadas. Para tal, utilizou-se para a coleta de dados a pesquisa exploratória e descritiva de forma aplicada, com abordagem quantitativa, por meio da análise documental, bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram organizados em planilhas do programa de sucessão da Dália Alimentos. A análise dos dados atendeu aos objetivos específicos trazendo informações sobre plantel, despesas e receitas, margem líquida, lucratividade e rentabilidade. Concluiu-se que, levando em consideração as médias do triênio e a projeção do plantel produtivo completo, o impacto econômico financeiro apresentou um aumento na lucratividade e na rentabilidade.
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    Desafio da mulher na gestão das propriedades rurais familiares do município de Westfália/RS
    (2017-02) Rhein, Talita Halmenschlager; Berra, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272
    A agricultura familiar, a qual é caracterizada pela participação de todos os membros da família na produção, tem grande importância para o desenvolvimento do país. Nos municípios do Vale do Taquari ela se destaca na maioria das propriedades. Em função dessa característica muito evidente foi escolhido o município de Westfália/RS, para realizar um estudo sobre a participação feminina na gestão das propriedades. O objetivo do estudo é analisar os principais desafios da mulher na gestão das propriedades rurais familiares. Junto a investigação foi identificado o perfil, a expectativa dos pais em relação ao seu papel, como se portam diante da gestão e as dificuldades que enfrentam. A metodologia utilizada para a coleta de dados é exploratória, qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos o surwey, informações baseadas num interrogatório. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada, realizada com cinco mulheres que atuam nas propriedades rurais. A análise evidenciou que elas enfrentam desafios diários, necessitam ter planejamento das atividades, organizar a propriedade, ter controle de entradas, saídas, custos e resultados. E, além disso, ter a habilidade de conciliar os trabalhos produtivos com os trabalhos domésticos e exercer a função de ser mãe. Elas assumem junto com os demais membros da família as responsabilidades, direitos e deveres em relação a propriedade. O grupo de mulheres entrevistadas acompanham de forma satisfatória, as mudanças pela qual passa a sociedade atual, conquistando o seu espaço e fazendo frente as novas exigências e possibilidades.
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    Gestão da propriedade rural: um estudo sobre a autonomia do jovem na gestão da propriedade rural
    (2017-02) Gräf, Lúcio Vicente; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272
    O setor agropecuário possui grande impacto na economia brasileira e mundial. Insere-se neste contexto a agricultura familiar cujas atividades são realizadas com predominância de mão de obra familiar e representam um papel relevante para o desenvolvimento do país. Tendo em vista a importância da produção e a preocupação da reprodução econômica da agricultura familiar, a presente monografia tem como tema a gestão da propriedade rural. O estudo verificou qual a autonomia na tomada de decisão dos filhos (as) de produtores rurais de pequenas propriedades rurais do Vale do Taquari/RS, onde esses jovens participaram do curso de formação gerencial de sucessores da agricultura familiar, oferecido in company em uma cooperativa da região, assunto este que é primordial para a continuação e sucesso da pequena propriedade familiar. Ao mesmo tempo, o estudo teve como propósito atender aos seguintes objetivos específicos: identificar o perfil dos jovens nas propriedades rurais pesquisadas; elencar as ferramentas trabalhadas no curso de formação gerencial de sucessores da agricultura familiar; e, verificar como ocorre a gestão das propriedades rurais estudadas. A metodologia utilizada no estudo foi do tipo exploratória quanto aos seus objetivos e qualitativa quanto à natureza da abordagem. Utilizou dos procedimentos técnicos a pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada em doze propriedades rurais onde a base da produção é suínos, aves e leite. Destacou a importância da gestão, tomada de decisão e sucessão para continuidade produtiva nas unidades de agricultura familiar e aponta os níveis de autonomia dos jovens na gestão nas propriedades rurais. Constatou-se que os jovens produtores rurais possuem, na sua maioria, alguma autonomia na gestão e tomada de decisão em suas propriedades, pois as mesmas são normalmente divididas em áreas, onde cada integrante da propriedade é responsável pela sua.
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    Fatores que influenciam a manutenção da conta bancária pelos clientes da geração Y e Z em um determinado banco
    (2017-02) Sartori, Francielle; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272
    Conhecer o cliente e suas necessidades tornou-se uma tarefa desafiadora e complexa, visto que os consumidores estão cada vez mais exigentes e diversificados. Para a indústria bancária entender o comportamento dos jovens da geração Y e Z tem-se tornado objeto de estudo, com o propósito de compreender as mudanças que suas ações podem provocar ao longo dos próximos anos. A fim de compreender o comportamento financeiro dos jovens, este artigo tem como objetivo identificar quais os fatores críticos na manutenção da conta bancária pelo público da geração Y e Z, compostas por indivíduos nascidos entre 1977 a 2002, conforme corte de idade defendido por Solomon (2011), dos municípios de Encantado e Arroio do Meio-RS, em relação a um determinado banco. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e aprofundada, realizando nove entrevistas a uma amostra selecionada por conveniência. A pesquisa revelou que os pesquisados sofrem influência dos empregadores na hora de escolherem o banco que iram abrir sua primeira conta, como também dos pais, caso seja aberta com a finalidade apenas de poupar. Verificou-se também que os jovens dessas gerações presam por um atendimento transparente e igualitário, sendo que os colaboradores das instituições financeiras precisam ter a competência de empatia ao atender as pessoas.
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    Qual o papel do vendedor frente as novas tecnologias e aplicativos disponíveis na área de vendas
    (2017-02) Messer, Darlan Arai; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272
    Os vendedores constituem um grupo de profissionais que merece a atenção das organizações, na medida que, são parte fundamental da cadeia de compra e venda, até mesmo no ambiente digital que vive-se atualmente. A função vendedor, assim como todas as funções administrativas estão evoluindo e se adaptando aos novos mercados. A fim de compreender qual é o papel do vendedor frente às tecnologias disponíveis na área de vendas, esta monografia tem como objetivo verificar a interação entre as ferramentas da tecnologia da informação e o papel (desempenho) do vendedor no processo de venda, na percepção dos pesquisados. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, e quanto aos objetivos, exploratória e descritiva, com a aplicação de 100 questionários a uma amostra, selecionada por conveniência, contemplando compradores de supermercados dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Como resultado, constatou-se que os compradores costumam utilizar o E-mail e o WhatsApp como formas de comunicação com vendedores, mas mesmo assim, a parcela mais significante dos respondentes defende a teoria de que a presença do vendedor no ponto de venda continua sendo fundamental. No que se refere aos aplicativos tecnológicos, foram avaliados como importantes fontes de comunicação entre compradores e vendedores, quando utilizados de maneira a agregar benefícios, tanto às organizações como também aos que os utilizam diretamente no dia a dia.