Transferência de tecnologia por meio da interação universidade - empresa: uma estratégia de desenvolvimento para o Vale do Taquari

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-08-21
Orientador
Müller, Thaís Carnieletto
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Uma das formas de desenvolvimento de um país ocorre por meio da inovação e da pesquisa científica e tecnológica voltadas para o ambiente produtivo. Dentro deste espírito, o Governo Federal promulgou a Lei 10.973/2004, conhecida como Lei da Inovação. Dessa forma, avança-se mais um passo em direção ao desenvolvimento industrial, científico e tecnológico, abordado pelos arts. 218 e 219 da Constituição Federal de 1988. A Lei da Inovação surgiu da necessidade de estimular o processo de inovação tecnológica no Brasil, visando ao aumento da competitividade das empresas brasileiras no mercado nacional e internacional. Como a Lei da Inovação irradia seus efeitos somente sobre as relações entre entes públicos com empresas nacionais privadas e com organizações de direito privado sem fins lucrativos, as universidades privadas ficaram à margem da Lei. Apesar disso, algumas idéias podem ser extraídas e perfeitamente aplicadas na esfera da universidade privada, tais como: criação de políticas institucionais de propriedade intelectual e de transferência de tecnologia, criação de Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, desenvolvimento de ações de formação de recursos humanos na área de propriedade intelectual e transferência de tecnologia produzida nas instituições acadêmicas. Considerando-se que a Lei estabeleceu a criação de Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs com a responsabilidade de administrar a política de inovação nas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), o Universidade do Vale do Taquari UNIVATES criou, no final de ano de 2006, o Escritório de Relações com o Mercado, com a missão de promover a interação entre a UNIVATES e a comunidade, intermediando negociações e transferindo o conhecimento produzido na Instituição, visando ao desenvolvimento regional. O objetivo geral da presente monografia é sugerir ações de interação universidade-empresa para a promoção da transferência de tecnologia no Universidade do Vale do Taquari UNIVATES com o intuito de promover o desenvolvimento regional.
Descrição
Palavras-chave
Interação; Inovação; Transferência de tecnologia; Universidade-empresa.
Citação
REIMERS, Cristiani. Transferência de tecnologia por meio da interação universidade - empresa: uma estratégia de desenvolvimento para o Vale do Taquari. 2014. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 21 ago. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/539.
Licença
Coleções