Administração - LFE Comércio Exterior

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 38
  • Item
    Acesso Aberto
    SOJA NO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DE CUSTOS DOS PEQUENOS PRODUTORES DA MICRORREGIÃO DE GUAPORÉ
    (2023-11) Marcuzzo, Robson Ivan Rozanski; Milan, Edmilson; http://lattes.cnpq.br/3833522721861308; Sindelar, Fernanda; Franke, Luciane
    O presente estudo buscou compreender a gestão de custos dos pequenos produtores de soja na Microrregião de Guaporé, considerando as incertezas e as volatilidades inerentes ao cultivo. A pesquisa qualitativa exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas com seis produtores, identificou dificuldades como volatilidade nas cotações e fenômenos climáticos. Nos últimos anos, os custos aumentaram, sendo os fertilizantes, os agrotóxicos e a mão de obra os mais impactantes. Estratégias de proteção, como seguro agrícola e contratos futuros, foram adotadas por alguns, mas não universalmente, evidenciando a necessidade de estratégias para reduzir riscos. A gestão de custos dos pequenos produtores mostrou-se frágil, com variações na adoção de práticas de proteção. Apesar dos desafios, os produtores persistem no cultivo da soja, demonstrando resiliência e adaptabilidade. O estudo destaca a importância contínua da atenção e do aprimoramento das práticas pelos envolvidos, oferecendo uma visão geral das práticas e dos desafios enfrentados pelos pequenos produtores na microrregião de Guaporé.
  • Item
    Acesso Aberto
    UM ESTUDO SOBRE A OPORTUNIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE FIOS E CABOS ELÉTRICOS NO VALE DO TAQUARI
    (2023-11) Bellin, Christian; Milan, Edmilson; http://lattes.cnpq.br/3833522721861308; Auler, Daniel Pedro; Conto, Samuel Martim De
    O estudo dos principais aspectos de gestão, auxiliam o empreendedor no processo de avaliação de uma oportunidade de negócio. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar os principais aspectos relacionados à oportunidade de implantação de uma indústria de fios e cabos elétricos na região do Vale do Taquari. A pesquisa qualitativa exploratória foi elaborada utilizando-se um roteiro de entrevista semiestruturado, que foi aplicado a cinco profissionais que possuíam profundo conhecimento sobre gestão de negócios. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que, embora a lateralidade da economia brasileira, não faltam oportunidades para implantação de negócios no Vale do Taquari, porém, é de suma importância ao empreendedor desenvolver a capacidade de identificá-las, alinhando o conhecimento sobre o mercado que a empresa almeja se inserir com a adequação do produto às necessidades dos consumidores.
  • Item
    Acesso Aberto
    O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ANÁLISE DOS FATORES DE DECISÃO DE COMPRA DE BISCOITOS ARTESANAIS
    (2023-06-19) Huppes, Augusto Frehlich; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052; Milan, Edmilson; Faleiro, Sandro Nero
    O biscoito, um alimento existente há séculos, cuja origem data do antigo Egito, foi se modificando ao longo, com diversas funções e características, sendo indispensável nos chás ingleses. No Brasil, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) (REGO; VIALTA; MEDI, 2020), o brasileiro consome em média sete quilogramas de biscoito por ano. Dessa forma, o consumidor percebe nos biscoitos artesanais, além de um alimento saboroso, uma fonte rica em nutrientes. Nesse contexto, esta monografia tem como objetivo identificar os fatores e características do produto, que influenciam as decisões de compra dos consumidores de biscoitos artesanais, haja vista o número crescente de empresas no ramo alimentício de biscoitos artesanais onde a pesquisa foi realizada. O presente estudo visa a colaborar com informações e dados para empresários do ramo. A metodologia deste estudo caracteriza-se como quantitativa descritiva, sendo os dados coletados e analisados, com o intuito de desvendar a fundo os impulsos que levam os consumidores a adquirirem diferentes marcas e tipos de biscoitos artesanais. Entende-se que os consumidores almejam produtos com qualidade em sabor e matéria-prima, qualidade que se sobrepõe à marca famosa e à região de produção, para poderem desfrutá-los nos diferentes momentos do dia a dia
  • Item
    Acesso Aberto
    Análise dos impactos macroeconômicos no faturamento de uma empresa de material elétrico no Brasil
    (2023-07) Müller, Suelin; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Milan, Edmilson; Conto, Samuel Martim De
    O fenômeno pandêmico provocou severas rupturas nas cadeias de suprimentos, bem como a instabilidade nas variáveis macroeconômicas afetaram diretamente os custos das empresas, essas que, não haviam sido preparadas para o caos e constantes interrupções, ocorridas principalmente no ano de 2020 e 2021. Nesse sentido, o objetivo da monografia é analisar o impacto das variáveis de abrangência macroeconômica, sobre o faturamento de uma empresa de materiais elétricos situada na Serra Gaúcha, pois entende-se como fundamental importância para compreender o movimento ocorrido na pandemia de Covid-19. Para alcançar os objetivos a pesquisa foi conduzida de forma quantitativa a partir de um estudo de caso, que apresentar-se-á com natureza exploratória, tratamento analítico de dados e investigação empírica, através do levantamento de dados condizente ao período de 2018 à 2023. Assim, identificar pontos críticos e estabelecer conexões com os resultados obtidos através do modelo de regressão linear, que foram submetidas aos resultados pelo programa Eviews v.13.
  • Item
    Acesso Aberto
    BUSINESS INTELLIGENCE: DO DIAGNÓSTICO À AVALIAÇÃO DE UM PROJETO IMPLEMENTADO NO SETOR COMERCIAL DA COOPERATIVA LANGUIRU
    (2023-06) Lima, Daniel; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Agostini, Cintia; Dalmoro, Marlon
    A informação tem desempenhado um papel fundamental na tomada de decisões ao longo do tempo. Com o avanço da tecnologia da informação e comunicação, as tradicionais anotações e planilhas extensas foram substituídas por plataformas de Business Intelligence (BI) que permitem a transformação de dados em informações visualmente mais rápidas e de fácil extração de conhecimento. Em consonância com essa discussão, o objetivo desta monografia é realizar um mapeamento das necessidades dos colaboradores do setor comercial da Cooperativa Languiru em relação à ferramenta de BI atualmente utilizada, visando criar novas fontes de dados e formas de visualização da informação. Este estudo de caso, com uma abordagem quanti-qualitativa, proporciona uma análise descritiva que auxiliará na compreensão das dificuldades enfrentadas pelos usuários do BIMachine do setor comercial. A partir disso, são apresentadas as propostas de alterações necessárias nas análises, visando maximizar o uso da plataforma e contribuir para a geração de insights de melhor qualidade e de forma mais ágil.