O uso da sonda Horiba, U-52g, como instrumento para análise da qualidade da água – estudo de caso Arroio Estrela, Vale do Taquari/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-09-11
Orientador
Ferreira, Everaldo Rigelo
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Os arroios que cortam tanto os centros urbanos como as áreas rurais, carregam em suas águas grande carga de poluentes, principalmente efluentes domésticos e industriais. E mesmo que a legislação ambiental determine o monitoramento e a classificação de recursos hídricos, grande parte destes, até então, nunca foram monitorados. Diante disso, observa-se a grande importância que a disponibilidade da água superficial, em boas condições, possui nos dias de hoje, um recurso que está se tornando escasso devido à elevada poluição e ao grande desperdício. Assim, o presente trabalho utiliza a sonda multiparâmetros da marca Horiba, modelo U-52G, como instrumento para análise da qualidade ambiental da água do Arroio Estrela, discutindo os parâmetros amostrados pela referida sonda, classificando o curso d’água de acordo com a Resolução CONAMA 357/05, e ainda, inferindo a qualidade ambiental da água deste recurso hídrico. Foram delimitados nove (09) pontos de amostragem, um (01) localizado no município de Teutônia/RS e oito (08) que abrangem a área urbana e a área rural do município de Estrela/RS. Em cada um destes, foram amostradas quatro (04) coletas de dados, e os parâmetros analisados foram: temperatura; turbidez; pH; sólidos totais dissolvidos; oxigênio dissolvido; condutividade elétrica. Além destes, verificou-se a profundidade da lâmina d’água para a medição, e as coordenadas geográficas através do GPS para localização dos pontos. A partir disto, pode-se discutir, através de tabelas e gráficos, a situação em que se encontra o arroio, classificando-o em Classe I, devido aos parâmetros analisados atenderem aos limites estipulados pela Resolução para esta classe. Diante disto, observa-se que de acordo com os parâmetros utilizados neste trabalho, o Arroio Estrela está com uma boa qualidade ambiental da água.
Descrição
Palavras-chave
Qualidade da água; Monitoramento; Sonda Horiba U52-G
Citação
GÖRGEN, Juliane. O uso da sonda Horiba, U-52g, como instrumento para análise da qualidade da água – estudo de caso Arroio Estrela, Vale do Taquari/RS. 2014. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 set. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/565.
Licença