Análise de investimentos – um sistema de apoio à decisão

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-09-17
Orientador
Gravina, João Batista
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A avaliação dos riscos de um projeto é, sem dúvidas, fundamental. O maior problema a ser enfrentado consiste no tratamento matemático das fontes individuais de risco. O uso de procedimentos numéricos, como o Valor Presente Líquido, Custo Anual Equivalente (CAE), Sistema de Amortização SAC, Sistema de Amortização PRICE, Sistema de Amortização SACRE, Pay-Back Simples e Descontado e Taxa Interna de Retorno (TIR), são alternativas para a avaliação financeira de um projeto. Neste trabalho foi apresentado um Sistema de Apoio à Decisão para análise de investimentos com as ferramentas supras citada além de simulações de projetos de investimentos. O intento do trabalho foi desenvolver e apresentar um software denominado - AFIN, utilizando a programação em Visual Basic for Applications (VBA) – editada em Excel®, para profissionais que atuam na área de análise de investimentos e tomadas de decisão. Com este SAD o usuário é capacitado de realizar cálculos de matemática financeira, analisar as alternativas e simulações de investimentos, elaborar quadros de amortização de financiamentos, conversão de taxas, substituições de bens, considerando depreciações de ativos. Assim, é apresentada uma ferramenta com interface amigável em ambiente Windows® e que se utiliza do Office® para execução, não necessitando de instalação prévia de software. Com isso, a metodologia geral do presente estudo é a dedutiva, por partir de premissas gerais para um entendimento em particular. Deste modo, o objetivo foi criar um Sistema de Apoio à Decisão para a análise financeira, aplicar as técnicas mais adequadas para o auxílio na averiguação dos projetos de investimentos. Possivelmente, trabalhos futuros poderão dar continuidade ao agora apresentado, colocando novas considerações.
Descrição
Antes de Usar o programa abra o seu Excel®, no menu Ferramentas → Macro → Segurança... → selecione o nível baixo para melhor funcionamento do programa.
Palavras-chave
Análise de investimentos; Finanças; Engenharia de investimentos; SAD
Citação
CHRISTMANN, Rodrigo Augusto. Análise de investimentos – um sistema de apoio à decisão. 2014. Monografia (Graduação em Administração) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 17 set. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/588.
Licença
Coleções