Proposição de um sistema envolvendo processos oxidativos avançados para tratamento de efluentes residenciais visando o reúso

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-09-29
Orientador
Stulp, Simone
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação objetivou dimensionar um sistema de tratamento de efluentes utilizando Processos Oxidativos Avançados (POAs), em sistemas habitacionais, com a finalidade de reutilizar a água para fins não potáveis. O efluente residencial estudado foi a água residual descartada no processo de lavagem de roupas. O efluente foi submetido a dois processos de purificação, um utilizando o sistema conjugado UV/H2O2 e outro utilizando o conjugado UV/TiO2 em ambos os casos foram realizadas análises de pH, Carbono Orgânico Total, Sólidos totais, Cloretos, Condutividade, Turbidez, Coliformes termotolerantes e testes de Toxicidade utilizando Lactuca sativa. Os resultados dos ensaios foram comparados com os parâmetros recomendados pela legislação vigente, neste caso a resolução CONAMA 357/2005, CONAMA 430/2011, a resolução CONSEMA 128/2006, CONSEMA 129/2006 e portaria do Ministério da Saúde 2914/2011. Após a comparação percebeu-se que os resultados mais satisfatórios ocorreram com os efluentes tratados com sistema UV/TiO2. O processo de tratamento utilizando UV/TiO2, foi mais eficiente para diminuição do Carbono Orgânico Total (mineralizou aproximadamente noventa por cento da matéria orgânica), Turbidez (reduziu em oitenta por cento nas amostras) e apresentou menor toxicidade em relação ao tratamento onde se utilizou UV/H2O2. De acordo com os resultados, foi proposto um sistema de tratamento utilizando UV/TiO2, sendo avaliados aspectos vinculados ao dimensionamento e aos custos relativos a essa aplicação.
Descrição
Palavras-chave
POAs; Reuso; Condomínios residenciais
Citação
SEIBERT, Andre Luiz. Proposição de um sistema envolvendo processos oxidativos avançados para tratamento de efluentes residenciais visando o reúso. 2012. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 nov. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/590.