Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/597
Title: Avaliação da influência do polimorfismo RS1799722 do gene BDKRB2 e de fatores ambientais sobre variações nos níveis de pressão arterial
Authors: Giovanella, Janine  Lattes
Keywords: Hipertensão arterial;Interação gene-ambiente;BDKRB2;Polimorfismo genético
Date of Defense: 20-Mar-2014
Issue Date: 29-Sep-2014
Citation: GIOVANELLA, Janine. Avaliação da influência do polimorfismo RS1799722 do gene BDKRB2 e de fatores ambientais sobre variações nos níveis de pressão arterial. 2014. Dissertação (Mestrado) – Curso de Biotecnologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 mar. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/597.
Abstract: A hipertensão arterial acarreta diversos problemas à saúde, principalmente relacionados às doenças cardiovasculares. É considerada uma doença complexa, multifatorial, onde interagem diversos genes e fatores ambientais. O objetivo principal deste estudo é investigar a relação entre o polimorfismo rs1799722 do gene codificador do receptor de bradicinina (BDKR2B) e os fatores ambientais (consumo de sódio, potássio e a prática de exercício físico) na variação dos níveis de pressão arterial. A amostra é composta de 338 indivíduos adultos, homens e mulheres, na faixa etária de 18 a 65 anos, oriundos do Ambulatório de Nutrição do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES, de Lajeado, RS. Todos os participantes do estudo foram investigados por anamnese, parâmetros antropométricos, recordatório alimentar e aferição da pressão arterial. As variáveis de consumo alimentar de sódio e potássio foram obtidas através do método de recordatório alimentar de 24 horas, utilizando o software DietWin Professional (versão 2008). Os parâmetros bioquímicos (glicose de jejum, colesterol e triglicerídeos) foram determinados usando kits comerciais da marca Bioclin®. A prática de exercício físico foi avaliada pelo gasto calórico em exercício. A extração do DNA foi realizada a partir de uma adaptação da técnica descrita por Lahiri e Nurnberger (1991). O polimorfismo do gene BDKR2B foi genotipado pela técnica de discriminação alélica TaqMan (Applied Biosystems ®). As frequências alélicas foram estimadas por contagem direta e o Equilíbrio de Hardy-Weinberg calculado através do teste do qui-quadrado. A comparação dos níveis de pressão arterial, do gasto calórico em atividade, da glicemia de jejum, do perfil lipídico e dos parâmetros antropométricos entre os diferentes genótipos foi realizada através de modelos lineares gerais univariados. As interações gene-nutriente foram testadas por meio de regressão linear múltipla, com modelagem backward stepwise manual. Nossos resultados não evidenciaram nenhum efeito principal do polimorfismo nas variáveis investigadas, sendo observado, no entanto, uma interação entre a variante genética e o consumo de potássio na variação da pressão arterial sistólica, onde o aumento do consumo de potássio na dieta, para os indivíduos de genótipo TT, tiveram os níveis aumentados.
URI: http://hdl.handle.net/10737/597
Appears in Collections:Biotecnologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014JanineGiovanella.pdf835,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons