Proposta de implementação do sistema de Troca Rápida de Ferramentas em uma fábrica de tampas plásticas: um estudo de caso

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2015-02-26
Orientador
Kober, Rogério Antônio
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A inovação tem papel importante nos sistemas produtivos modernos. Inovações em processos são utilizadas para melhorar e otimizar o processo de fabricação de produtos, e geralmente por serem menos tangíveis que inovações no produto final, acabam por passarem desapercebidas. A Troca Rápida de Ferramentas (TRF) é uma metodologia inovadora diretamente ligada à melhoria no processo produtivo. Envolve a separação e conversão de operações de setup internas em externas, visando à redução do tempo total e padronização do setup. Possibilita melhor resposta às flutuações de demanda, redução nos lead times e eliminação dos desperdícios no chão de fábrica. Este estudo tem o propósito de aplicar a metodologia TRF em uma empresa, do ramo de injeção de tampas plásticas, a qual lida com constantes trocas de matrizes em seu processo produtivo. O objetivo é apresentar uma proposta de melhoria para redução dos tempos de setup e padronização das operações. Durante o estudo é realizado um mapeamento das operações que compõe o setup através de conversas com os operadores, cronometragem dos tempos e filmagens. Diante da análise da situação atual do setup, busca-se através da aplicação da TRF por reduzir a sua duração e criar um procedimento formal com o sequenciamento das atividades.
Descrição
Palavras-chave
Troca Rápida de Ferramentas; Setup; Desperdícios; Sistema Toyota de produção
Citação
SCHUCK, Diego Coletti. Proposta de implementação do sistema de Troca Rápida de Ferramentas em uma fábrica de tampas plásticas: um estudo de caso. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 fev. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/646.