Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/69
Title: Características polínicas e físico-químicas de amostras de méis de Apis mellifera L., 1758 (Hymenoptera, Apidea ) e de Tetragonista angustula Latreille, 1811 (Hymenoptera, Trigonini) da Região do Vale do Taquari, Estado do Rio Grande do Sul
Authors: Osterkamp, Isa Carla  Lattes
Keywords: Mel;Análise polínica;Análise físico-química;Apis mellifera;Tetragonista angustula
Date of Defense: 24-Mar-2009
Issue Date: 8-May-2009
Citation: OSTERKAMP, Isa Carla. "Características polínicas e físico-químicas de amostras de méis de Apis mellifera L., 1758 (Hymenoptera, Apidea ) e de Tetragonista angustula Latreille, 1811 (Hymenoptera, Trigonini) da Região do Vale do Taquari, Estado do Rio Grande do Sul". 2009. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 mar. 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/69>.
Abstract: Com o objetivo de determinar a origem floral e características físico-químicas de méis de Apis mellifera e de Tetragonista angustula, na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, foram determinados os seguintes parâmetros para 22 amostras de méis de Apis mellifera e 11 amostras de méis de Tetragonista angustula: espectro polínico, umidade, condutividade elétrica, invertase e hidroximetilfurfural. A análise polínica qualitativa das amostras de mel de Apis mellifera demonstrou uma grande diversidade de pólen, sendo encontrados um total de 60 tipos polínicos ou espécies botânicas, distribuídas em 37 famílias. Nas amostras de méis de Tetragonista angustula ocorreram 27 tipos ou espécies polínicas, pertencentes a 16 famílias. Os tipos polínicos mais representativos foram Eucalyptus sp. (Mirtaceae) para os méis de Apis mellifera e Schinus terebinthifolius (Anacardiaceae) para as amostras Tetragonista angustula. Dos 60 tipos polínicos encontrados 13 coincidem para ambas espécies. Nas análises físico-químicas, os valores das médias das análises de umidade e condutividade elétrica das amostras de mel de Tetragonista angustula apresentaram-se fora dos limites estabelecidos pela legislação brasileira, enquanto que para os méis de Apis mellifera 3 amostras obtiveram o teor de hidroximetilfurfural acima do permitido.
URI: http://hdl.handle.net/10737/69
Appears in Collections:Ambiente e Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IsaCarla.pdf9,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.