Direitos humanos e meio ambiente: uma discussão sobre a necessidade de incorporação do ambiente como dimensão da pessoa sujeito de direitos

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2009-05-08
Orientador
Oliveira, Renato De
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A defesa do meio ambiente ainda é um dos maiores problemas enfrentados pelos Estados e pela comunidade internacional, haja vista a sua estreita relação com o desenvolvimento. O que é preciso é que o meio ambiente seja visto e respeitado em estreita vinculação com os direitos humanos, já que inegáveis as relações de interdependência e complementaridade existentes entre o direito à vida e o direito ao meio ecologicamente equilibrado. Na análise desta questão, o presente estudo contribuirá para as discussões acadêmicas sobre o assunto ao demonstrar que a forma com que a humanidade interage com a natureza constitui um dos fatores determinantes da sua qualidade de vida.
Descrição
Palavras-chave
Direitos Humanos; Meio Ambiente; Desenvolvimento
Citação
FENSTERSEIFER, Lilia Maria Lopes. Direitos humanos e meio ambiente: uma discussão sobre a necessidade de incorporação do ambiente como dimensão da pessoa sujeito de direitos. 2009. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 mar. 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/70.
Licença