As marcas de uso em instrumentos líticos por grupos Proto-Jê Meridionais: um estudo traceológico na bacia hidrográfica do rio Forqueta/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-12
Orientador
Jasper, André
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Esta monografia de conclusão de curso estuda o material lítico dos sítios arqueológicos RS-T-123 e RS-T-126, associados à presença de estruturas subterrâneas e localizados no município de Arvorezinha/RS. A pesquisa tem como objetivo compreender os aspectos tipológicos, tecnológicos e funcionais dos conjuntos líticos, procurando inferir sobre a funcionalidade dos sítios. Realizou-se um estudo quali-quantitativo, privilegiando a definição e identificação de categorias tecno-tipológicas do material e a aplicação, num segundo momento, da abordagem traceológica, por meio da observação de vestígios de uso nos instrumentos líticos selecionados a partir da técnica de microscopia. Para a observação de marcas de utilização foram selecionadas vinte e quatro lascas de calcedônia. Constatou-se a presença de três principais tipos de vestígios: estilhaçamento de gume; arredondamento/alisamento de gume e estria. A coleção lítica do sítio RS-T-123 é composta por 376 peças e a do sítio RS-T-126 é representada por 501 peças líticas. Nestes sítios foram identificados resíduos de debitagem; artefatos brutos e polidos; instrumentos unifaciais e bifaciais e fragmentos térmicos. Os dados foram relacionados e interpretados a partir da bibliografia existente sobre o instrumental lítico de grupos Proto-Jê.
Descrição
Palavras-chave
Traceologia; Proto-Jê Meridional; Arqueologia
Citação
DEVITTE, Natalia. As marcas de uso em instrumentos líticos por grupos Proto-Jê Meridionais: um estudo traceológico na bacia hidrográfica do rio Forqueta/RS. 2014. Monografia (Graduação em História) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, dez. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/702.
Coleções