Entre ondas e discursos: a docência

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-11
Orientador
Olegário, Fabiane
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
As inquietações iniciais nas quais mergulhei, se manifestaram a partir da docência e dos discursos da Revista Nova Escola. Ao longo do estudo desassossegos permearam à minha escrita através das leituras que embasaram a pesquisa, imaginando ondas, suspendendo a ideia linear de início, meio e fim. O problema é compreender como a docência é narrada na contemporaneidade, tendo como principal objetivo analisar reportagens da Revista observando enunciados sobre o professor e a docência. Utilizo como metodologia a análise discursiva, fazendo um recorte temporal da revista, o qual totaliza quarenta exemplares referentes aos anos de 2010 e 2013, elencando categorias de análise, tais como: bom professor, (des)valorização da carreira, trabalho em equipe e especialistas. Como aporte teórico utilizei, principalmente, os estudos de Corazza (2005, 2012), Bauman (1999, 2001, 2005), Foucault (2002, 2009).
Descrição
Palavras-chave
Docência; Discurso; Revista
Citação
WOLSCHICK, Ana Luiza. Entre ondas e discursos: a docência. 2014. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/704.
Coleções