Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/708
Title: De espaços escolares a ambientes de aprendizagem: a importância da diversificação dos espaços para promover aprendizagem
Authors: Fritzen, Joice Luisa
Keywords: Espaços escolares;Aprendizagem;Ambientes de aprendizagem
Date of Defense: Nov-2014
Issue Date: 15-Apr-2015
Citation: FRITZEN, Joice Luisa. "De espaços escolares a ambientes de aprendizagem: a importância da diversificação dos espaços para promover aprendizagem". 2014. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/708>.
Abstract: A presente pesquisa teve por objetivo investigar como os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental propõem o uso de diferentes espaços escolares, tendo em vista a organização das situações de promoção da aprendizagem. O estudo foi realizado em duas escolas municipais, situadas em municípios distintos do Vale do Taquari/RS. Foram convidados a participar três professores de cada escola, do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, e também a coordenação pedagógica de cada instituição, totalizando seis professores. Para a coleta dos dados, foram realizados dois questionários: um para os professores e outro para a equipe diretiva. Os dados foram analisados buscando estabelecer um comparativo entre as duas escolas, seguindo as orientações da análise textual discursiva. Desta forma, foram observadas como são pensadas as situações de aprendizagem em diferentes espaços, o que interfere ou dificulta essa exploração. As respostas foram inicialmente fragmentadas em unidades de significados, destacando os aspectos mais relevantes para o trabalho. Os autores utilizados para o embasamento teórico referente aos espaços escolares foram Horn (2004); Ceppi, Zini (2013). Para questões relacionadas à aprendizagem, Coll (1994), Coll e Pozo (2000), Moreira (2011). Os resultados demonstram que os professores consideram importante ocupar diferentes espaços durante os momentos de aula, principalmente para motivar e incentivar os alunos a buscarem novos desafios e percepções. Os docentes dos Anos Iniciais afirmam também que utilizam os espaços com o intuito de explorar novos materiais e desenvolver metodologias diferenciadas. Assim proponho para as escolas analisar a possibilidade de, no espaço verde da escola, plantar árvores e instalar nos espaços externos, bem como organizar cantos temáticos em espaços internos, potencializando novos ambientes de aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10737/708
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014JoiceLuisaFritzen.pdf558,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons