A medicalização das crianças dos anos inciais do Ensino Fundamental, a partir da percepção da gestão escolar e dos professores que atuam nesse nível

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-11
Orientador
Rosa, Daiani Clesnei Da
Banca
Rosa, Daiani Clesnei Da
Hattge, Morgana Domênica
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A medicalização da educação está em evidência nos tempos atuais, em virtude do grande consumo de medicamentos psicoterápicos para auxiliar na aprendizagem dos alunos em idade escolar. Em vista disso, esta pesquisa busca investigar qual é a relação da medicalização com a aprendizagem das crianças, a partir da percepção da gestão escolar e dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal, do município de Teutônia/RS. A metodologia deste estudo qualitativo envolve uma pesquisa bibliográfica, e a coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário aos gestores e aos professores. Os referenciais usados se baseiam, principalmente, nos escritos de Maria Aparecida Affonso Moysés, na área da pediatria, e Cecília Azevedo Lima Collares e Renata Guarido, na área da psicologia educacional, entre outros. O resultado que a pesquisa revelou é que, na percepção dos gestores e professores, a medicalização está sendo usada na educação como uma das formas de sanar as dificuldades de aprendizagem das crianças, agindo apenas nas mudanças de atitudes.
Descrição
Palavras-chave
Medicalização da educação; Medicamentos psicoterápicos; Aprendizagem
Citação
LERNER, Carine Eloísa. A medicalização das crianças dos anos inciais do Ensino Fundamental, a partir da percepção da gestão escolar e dos professores que atuam nesse nível. 2014. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/715.
Coleções