Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/733
Title: Estudo de mercado para produção do reservatório de óleo hidráulico no Vale do Taquari
Authors: Majolo, Maira Vanessa
Keywords: Marketing;Composto de marketing;Novos produtos;Prestação de serviços;Terceirização;Análise dos concorrentes;Mercado industrial
Date of Defense: Jun-2014
Issue Date: 15-May-2015
Citation: MAJOLO, Maira Vanessa. Estudo de mercado para produção do reservatório de óleo hidráulico no Vale do Taquari. 2014. Monografia (Graduação em Administração - LFE Comércio Exterior) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/733.
Abstract: Lançar um novo produto no mercado pode gerar uma série de dúvidas, principalmente na medida em que o gestor não tem muita informação sobre o mercado no qual ele busca inseri-lo. Assim, esta monografia tem como objetivo analisar a viabilidade de inserir um novo produto e fornecê-lo para indústrias de implementos rodoviários no Vale do Taquari, ou seja, enfatizou o estudo de um novo mercado. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados à área de marketing, incluindo o conceito de marketing, o composto de marketing (preço, praça, promoção e produto), processo de desenvolvimento de novos produtos, prestação de serviços, terceirização, análise dos concorrentes, características do mercado industrial além das influências dos compradores organizacionais. A coleta de dados compreendeu entrevistas com roteiro de perguntas previamente elaborado. Através dos estudos realizados em teorias de diversos autores, foram realizadas as entrevistas com diretores e gerente de produção de algumas empresas que pudessem contribuir para este trabalho. Com a fundamentação teórica e análise dos dados coletados, foi possível destacar os resultados alcançados e sugestões de ações que a empresa poderá tomar, algumas delas são: Mostrar-se capaz de atender pedidos específicos desde dimensões, tamanhos e cores respeitando prazos de entrega e garantia da qualidade; aquisição de um Know how do principal fornecedor, a fim de identificar possíveis pontos críticos de industrialização e conhecer o nível de qualidade praticado pelas principais marcas; identificação dos custos de produção para então avaliar a viabilidade de produção considerando o preço praticado pelos atuais fornecedores; e uma vez que concluído a viabilidade de produção com uma estimativa de preço praticável, sugere-se que faça um contato formal inicialmente com a empresa B para discutir uma possível negociação. O trabalho foi dividido em introdução, objetivos, justificativa, referencial teórico, metodologia, caracterização da empresa, análise e apresentação dos resultados e ainda, as considerações finais.
URI: http://hdl.handle.net/10737/733
Appears in Collections:Administração - LFE Comércio Exterior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014MairaVanessaMajolo.pdf532,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons