Estudo de viabilidade financeira na implantação de um aviário modelo Dark House em uma propriedade rural no município de Nova Bréscia

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-06
Orientador
Fuhr, Ilocir José
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Diante de uma perspectiva de investimentos constantes no setor avícola, principalmente no que diz respeito à implantação de um novo modelo de aviário, chamado Dark House, faz-se necessário analisar se este tipo de investimento é viável para o produtor avícola. Deste modo o presente estudo de caso visou analisar a viabilidade financeira da implantação de um aviário modelo Dark House em uma propriedade rural do município de Nova Bréscia, tomando-se como base um aviário com as mesmas dimensões e características, já instalado e em funcionamento. Através de uma pesquisa exploratória foi possível investigar e verificar o funcionamento deste modelo de aviário, além de identificar os custos necessários para implantá-lo. Em um segundo momento, de forma qualitativa, buscou-se informações e práticas da área financeira junto à propriedade rural, onde foi possível verificar os custos fixos e variáveis e despesas administrativas, além de outras informações relacionadas à atividade avícola. Com isso, foi possível analisar os dados coletados e elaborar os fluxos de caixa (pessimista, realista e otimista), e consequentemente calcular se o investimento é viável ou não, através de indicadores como Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Payback Descontado e Índice de Lucratividade. A utilização de ferramentas como planilhas de Excel e calculadora financeira HP12C auxiliaram no cálculo dos indicadores. Após elaborar e calcular os indicadores financeiros acima foi possível concluir que a implantação de um aviário modelo Dark House em uma propriedade rural do município de Nova Bréscia é viável.
Descrição
Palavras-chave
Administração financeira; Análise financeira; Aviário; Dark House
Citação
BIANCHINI, Bruno José. Estudo de viabilidade financeira na implantação de um aviário modelo Dark House em uma propriedade rural no município de Nova Bréscia. 2014. Monografia (Graduação em Administração) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/741.
Coleções