Relações Internacionais

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 20
  • Item
    Restrito
    NEONAZISMO, AUTORITARISMO E SOCIEDADE: FATORES DE SEDUÇÃO NA JUVENTUDE BRASILEIRA
    (2023-07) Pasqualotti, Eduardo; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855; Rosa, Lauren Waiss da; Spengler, Rafael Luis
    O objetivo geral do artigo é analisar os possíveis fatores que levam à emergência do ideário neonazista na sociedade brasileira, no século XXI. A hipótese sustentada é a de que há elementos de sedução por parte do autoritarismo, em geral, e do neonazismo, em particular, na sociedade ocidental e brasileira, na atualidade. Para o desenvolvimento da análise, são utilizados referenciais teóricos referentes ao conceito de autoritarismo, nazismo e neonazismo, e é aplicada a metodologia de análise qualitativa. As considerações finais identificam os elementos de crise de identidade, o ressentimento social e a busca simplista por soluções imediatas como sendo os fatores que exercem sedução perante a sociedade atual.
  • Item
    Acesso Aberto
    A IMPORTÂNCIA DO CANAL DO SUEZ PARA A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE MARÍTIMO INTERNACIONAL
    (2023-06) Schneider, Laura Adriana; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855; Milan, Edmilson; Weizenmann , Tiago
    Em março de 2021, o navio porta-contêineres Ever Given bloqueou o Canal de Suez, uma das rotas marítimas mais importantes do mundo, por seis dias. O incidente causou diversos impactos na logística internacional visto que 80% do comércio mundial é transportado via marítima, sendo 12% pelo Canal de Suez. A partir de uma lente de análise liberal baseada principalmente nas ideias de Nye (2012), esta monografia busca analisar a importância do Canal de Suez para o transporte marítimo internacional, de forma a verificar a hipótese de que existe uma fragilidade na cadeia logística mundial. A pesquisa se dá a partir de uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa exploratória, enquanto que as fontes consultadas foram bibliográficas e documentais, tendo como base principal da metodologia Chemin (2022) e Lakatos e Marconi (2010).
  • Item
    Restrito
    Reino Unido e América Do Sul: uma análise das relações comerciais após o Brexit
    (2023-06) Bresolin, Eduardo; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Dalmaz, Mateus; Spengler, Rafael
    O Reino Unido toma a decisão de não ser mais um membro da União Europeia, gerando assim uma nova página na história do bloco econômico e político europeu e também em sua própria história. Dessa forma, busca-se neste trabalho, analisar brevemente quais foram as motivações para o Brexit e também analisar seus impactos nas relações comerciais entre o Reino Unido e os países da América do Sul. Constata-se a que relação comercial historicamente deu-se como uma relação centro-periferia, com o Reino Unido importando dos países da América do Sul matéria-prima e exportando produtos com valor agregado. É analisada a relação com seus principais parceiros comerciais europeus e sul-americanos principalmente no período mais recente, de 2010 a 2021, fazendo uma comparação com os volumes de comércio e as possíveis mudanças na balança comercial causadas pelo Brexit.
  • Item
    Acesso Aberto
    Born globals de base tecnológica: o perfil de internacionalização em empresas gaúchas
    (2020-11) Saatkamp, Lucas Ghilardi; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052
    Identificou-se um comportamento diferente na internacionalização de pequenas empresas exportadoras no final dos anos 1980. Este comportamento deu origem a uma corrente de estudos sobre um fenômeno de internacionalização por pesquisadores de negócios internacionais. Assim, como objetivo geral, esta monografia propõe identificar as características do fenômeno Born Global no perfil de internacionalização de empresas de base tecnológica estabelecidas no Rio Grande do Sul. Para tal, buscou-se elencar as características dispostas na literatura internacional, assim como sua variação em diferentes casos e mercados, o que possibilitou definir os 6 pilares de internacionalização, pelos quais foram analisadas as empresas brasileiras. De forma quantitativa, a metodologia utilizada permitiu uma análise multivariada de dados. De uma população de 420 empresas sediadas no Rio Grande do Sul, obteve-se 33 respostas através do questionário aplicado com colaboradores e fundadores, entre os meses de setembro e outubro de 2020. As empresas foram agrupadas por semelhança, assim, identificou-se 5 padrões de características diferentes, os clusters. Logo, de forma hierárquica, definiu-se 5 níveis segundo a pontuação de cada empresa em seu respectivo cluster. Assim, conclui-se que as 18 empresas presentes nos 3 primeiros níveis desta análise, ou seja 54,5%, apresentam características identificadas na literatura internacional. Finaliza-se esta monografia com o perfil de internacionalização de empresas de base tecnológica têm relação direta com o histórico da empresa, experiências prévias e rede de contatos das pessoas envolvidas, com isso, é possível concluir que o modelo proposto tradicional ainda possui forte influência na internacionalização de empresas brasileiras. Apesar do Brasil ser uma economia periférica, esta monografia apresenta indícios de um caminho a ser seguido para fomentar o fenômeno Born Global de internacionalização nos ecossistemas de inovação no Rio Grande do Sul.
  • Item
    Acesso Aberto
    A projeção internacional da Turquia e seu papel na guerra da Síria
    (2020-11) Freitas, Tauana de; Ferreira, Thiago Borne; http://lattes.cnpq.br/7724402416365124
    A República da Turquia, atualmente governada pelo Presidente Recep Tayyip Erdogan, tem se destacado no sistema internacional ao se tornar um país importante para o cálculo estratégico de grandes potências como Estados Unidos, Rússia e países europeus, principalmente pelo perfil de potência regional que tem buscado desempenhar no Oriente Médio. Após anos tentando adentrar ao bloco da União Europeia, na contemporaneidade, o país mudou seus interesses para tornar-se um líder regional. Para tanto, tenta atuar como possível apaziguador dos conflitos que a região vivencia. Um dos exemplos, a Guerra da Síria, se tornou um dos confrontos mais longevos e mortais da atualidade, envolvendo inúmeros atores estatais e não-estatais e servindo de palco para a projeção de poder das grandes potências mundiais. Originou-se em 2011, por manifestações de civis na busca pela democracia no Oriente Médio na chamada Primavera Árabe, vindo a tornar-se, posteriormente, um conflito armado. Por se tratar de um país em ascensão, e que passou recentemente por mudanças internas objetivando a modernização, torna-se interessante analisar como a Turquia se posiciona política e estrategicamente na região. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo analisar a política externa da Turquia, desde o período em que era o Império Otomano até a atualidade. Mais especificamente, busca-se compreender o papel da Turquia na Guerra Civil Síria e no sistema internacional. Após realizar uma pesquisa bibliográfica fundamentada em fontes secundárias, a hipótese de trabalho supõe que a Turquia busca obter maior influência nas regiões que a cercam aspirando participar de forma econômica e política nos Balcãs, no Mar Negro e nas repúblicas ex-soviéticas (Ásia Central, Europa e Oriente Médio) que falam turco. Ao interferir militarmente na Síria, além do objetivo de afastar o grupo étnico curdo de seu território, a Turquia também objetiva se aproximar de outros atores internacionais.