Análise dos processos de pré e pós-operação em uma empresa de distribuição de energia elétrica, visando à melhoria de desempenho e a adequação ao ambiente regulado do setor elétrico brasileiro

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-11
Orientador
Berrá, Lizete
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente monografia tem como objetivo identificar uma alternativa para a gestão dos processos de pré e pós-operação dos eventos de rede em uma empresa distribuidora de energia elétrica, que são de fundamental importância para o cumprimento das metas de qualidade dos serviços quanto à frequência e duração das interrupções no fornecimento de energia elétrica a seus consumidores. As metas mencionadas são definidas pelo agente regulador do setor elétrico, cabendo à empresa cumpri-las sob pena de compensação financeira via fatura de energia elétrica em favor dos consumidores pertencentes ao grupo onde a meta não for cumprida. Os referidos processos também são relevantes no que tange à elaboração de um plano de gestão dos eventos de rede. O método desse estudo foi de natureza exploratória e a abordagem qualitativa. Também utilizou-se os conceitos de pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico/científico e a pesquisa documental para a coleta dos dados relativos ao estudo. Foram mapeados os processos atuais e suas etapas impactantes. Os principais resultados observados foram a necessidade de uma padronização dos processos, principalmente no que se refere à pós-operação e também à utilização das informações de maneira a melhorar o desempenho dos serviços prestados pela empresa.Todas as percepções decorrentes do estudo foram elencadas em um quadro com propostas de melhoria e alteração dos processos, sendo que algumas destas propostas foram apresentadas aos gestores da empresa que aprovaram as mudanças, as quais estão sendo aplicadas na gestão dos processos estudados.
Descrição
Palavras-chave
Pré-operação; Pós-operação; Atingimento de metas; Gestão de processos
Citação
PALHANO, Emerson Ubiratan Rotta. Análise dos processos de pré e pós-operação em uma empresa de distribuição de energia elétrica, visando à melhoria de desempenho e a adequação ao ambiente regulado do setor elétrico brasileiro. 2014. Monografia (Graduação em Administração) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/759.
Coleções