Consolidação das demonstrações financeiras em empresas de capital aberto: verificação com as Normas Brasileiras de Contabilidade

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-05
Orientador
Azeredo, Adriano José
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Diante dos novos cenários econômicos, as normas de contabilidade passaram por processos de padronização e harmonização. Uma das técnicas contábeis que passou por este processo é a consolidação das demonstrações financeiras. Esta visa demonstrar a situação do grupo empresarial como se uma única entidade econômica fosse. Este estudo objetiva identificar a adoção das normas de consolidação em empresas que abriram capital em 2011, 2012 e 2013. Por meio de uma pesquisa exploratória, foi elaborado um check-list, o qual foi confrontado com os demonstrativos consolidados de companhias de capital aberto que disponibilizaram duas demonstrações no sitio da BOVESPA, visando a verificação da conformidade das demonstrações com as normas. Ao fim da análise, foi possível identificar que 94% dos resultados obtidos estavam em conformidade com as normas, restando apenas 6% de itens não atendidos integralmente.
Descrição
Palavras-chave
Consolidação; Demonstrações financeiras; Normas de Contabilidade; Capital aberto
Citação
POCHMANN, Laura. Consolidação das demonstrações financeiras em empresas de capital aberto: verificação com as Normas Brasileiras de Contabilidade. 2014. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, maio 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/765.