Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS

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Data
2014-11
Orientador
Turatti, Marcos
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Resumo
O presente estudo objetiva mapear como as empresas do setor de alimentação e seus consumidores têm utilizado as redes sociais da internet como ferramenta de marketing digital e relacionamento cliente-empresa. A fundamentação teórica abordou temas como marketing de relacionamento e digital, gestão de relacionamento com o cliente - CRM, redes sociais na internet, estratégia e competitividade. A pesquisa realizada foi do tipo quantitativa e descritiva. Primeiramente foi feito um levantamento entre as empresas do setor para determinar quais possuíam perfil no Facebook. A partir disso, aplicou-se três questionários: um para empresas com perfil na rede social, um para as que não utilizavam o Facebook e um terceiro entre alunos da Univates. Os questionários possuíam questões dicotômicas, de múltiplas respostas e abertas. Os resultados revelaram que as empresas pesquisadas fazem um uso muito aquém daquele que a tendência do largo uso das redes sociais pode sugerir. O estudo demonstrou que entre os clientes dos restaurantes e pizzarias da cidade, o uso das redes sociais é amplo e os mesmos têm propensão à utilização delas para manter relacionamentos com empresas do setor. Apesar disso, as empresas fazem baixo uso das redes sociais e possuem tendência à utilização de conceitos tradicionais de marketing em detrimento do marketing digital e de relacionamento.
Descrição
Palavras-chave
Redes sociais; Marketing digital; Relacionamento com o cliente
Citação
FRITSCH, Jorge Alan. Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS. 2014. Monografia (Graduação em Administração - LFE Análise de Sistemas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/774.